Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Crise na Fazenda domina debate na Assembléia

 

A crise na Secretaria da Fazenda dominou os debates ontem na Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa de Pernambuco. A secretária da Fazenda, Maria José Briano, foi convocada para apresentar as contas do Estado, mas a reunião foi tomada pela discussão sobre o movimento de greve dos auditores fiscais, que está repercutindo na arrecadação e, principalmente, no atendimento aos cidadãos.

O Sindifisco, sindicato dos auditores fiscais, levou uma tropa de choque ao plenarinho da Assembléia e fez várias perguntas na audiência, questionando dados fornecidos pela Secretaria, como a previsão orçamentária e o empenho na arrecadação da dívida ativa do Estado. Os auditores, que já recebem o maior salário do executivo, pedem um reajuste de 81%. O Estado deu 10%, além de outras vantagens. “Foi dado o que era possível de aumento dentro do que a responsabilidade manda”, ponderou Briano. “A carga tributária já está altíssima e hoje o empresário é empregado do governo. É preciso pensar nos outros também”, disse o deputado Antônio Moraes (PSDB).

Briano também se mostrou disposta a discutir a reabertura de um concurso para a Fazenda. O Sindifisco pediu uma reabertura de canal de negociação, canal este que a Sefaz disse nunca ter fechado. A secretária conclamou a categoria a voltar ao trabalho de forma a minimizar as perdas.

Mais Notícias da Fenafisco