Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Crédito para servidor sob análise

7 de fevereiro de 2007

 

Os servidores estaduais terão que aguardar até o fim do primeiro semestre para saber se existe a possibilidade do Governo do Estado, junto com a Caixa Econômica Federal, formular um programa de financiamento imobiliário com desconto na folha de pagamento. Depois de uma reunião de mais de uma hora com representantes da Caixa, o secretário de Administração, Paulo Henrique Câmara, afirmou que irá analisar a possibilidade de como poderia implantar um modelo. Mas desde já descartou a possibilidade de o Estado entrar com recursos.

Podemos ser intermediário, porém não tem como subsidiar. Sabemos que é grande o déficit habitacional, mas pegamos um caixa com dívida de R$ 255 milhões da gestão passada”, disse Câmara. De acordo com o secretário, o programa apresentado pelo banco atenderia servidores que recebem até dez salários mínimos. “Eles disseram que a idéia é pegar justamente esse público que não tem acesso aos outros programas da Caixa por causa da renda”, explicou. O secretário afirmou ainda que fará um levantamento do perfil dos funcionários.

Segundo Câmara, a Caixa apresentou um modelo que vem sendo aplicado na Bahia, em que o Governo do Estado entra como financiador durante 15 anos. Depois deste prazo, o servidor terá que pagar ao Estado. Segundo a Caixa, 11 mil servidores foram beneficiados. De acordo com o Sindicato dos Servidores Públicos do Estado de Pernambuco (Sindserpe), dos servidores sindicalizados (um total de 26,8 mil), de 30% a 40% não possuem casa própria, conforme levantamento feito em 2004.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco