Costa: “Lava Jato é 10% do rombo”

6 de maio de 2015

BRASÍLIA – Em seu quarto depoimento em comissões parlamentares para explicar o esquema de corrupção na Petrobras, o ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa disse ontem que os malfeitos identificados pela Operação Lava Jato representam "apenas 10% do rombo" total da empresa.

Segundo ele, a política de defasagem de preços de derivados de petróleo foi o principal fator de prejuízo da empresa. "O governo manteve os preços congelados e arrebentou com a empresa", afirmou no depoimento de mais de quatro horas, ao longo do qual conversou diversas vezes com alguns de seus cinco advogados. "O maior problema é a gestão que fazem na companhia, a gestão política. Lava Jato é 10% do rombo da Petrobras".

Dizendo-se arrependido, Paulo Roberto Costa citou uma série de políticos de PT, PSDB, PP, PSB e PMDB. Mencionou os já falecidos ex-governador Eduardo Campos (PSB-PE), ex-senador Sérgio Guerra e ex-deputado José Janene (PP-PR). Afirmou conhecer e ter mantido contados no âmbito do esquema de corrupção com nomes como Renan Calheiros (PMDB-AL), presidente do Senado, mas negou envolvimento com o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ) O ex-diretor reafirmou aos parlamentares ter recebido do ex-ministro Antonio Palocci pedido de contribuição de R$ 2 milhões para a campanha presidencial de Dilma Rousseff em 2010.

Reafirmou também ter se reunido ao menos três vezes, entre 2009 e 2010, com Sérgio Guerra e com o líder do PP na Câmara, Eduardo da Fonte (PE), para que pagasse R$ 10 milhões pelo adiamento de uma CPI para investigar a estatal. Mencionou contatos, ainda com os senadores pernambucanos Humberto Costa (PT) e Fernando Bezerra Coelho (PSB).

Paulo Roberto disse ter solicitado algumas vezes ao então presidente do Conselho de Administração da Petrobras, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega, ao aumento dos preços dos combustíveis. "A resposta negativa vinha do presidente do Conselho", afirmou.

O ex-diretor que fez delação premiada e cumpre prisão domiciliar disse aos deputados que o esquema de corrupção da Petrobras se deve a "maus políticos" e que doações oficiais de campanhas também são fruto de propina.