Controladoria vai acompanhar as metas traçadas

13 de maio de 2007

Para redobrar o esforço na área de gestão, o governo aposta na Secretaria Especial da Controladoria Geral. Depois do estabelecimento das normas a serem cumpridas por pastas como Administração e Planejamento e Gestão, a Controladoria, que teve seu manual de serviços (um complemento ao seu regulamento) publicado no Diário Oficial do Estado na última semana, ficará responsável pelo acompanhamento do cumprimento das metas.

Além do pessoal administrativo, a Secretaria Especial conta com cerca de 40 auditores cedidos pela Secretaria da Fazenda (Sefaz). São eles que vão desempenhar o papel de fiscalizadores, segundo o secretário da pasta, Ricardo Dantas. “A criação da controladoria, por si, já significou o acompanhamento mais de perto do nível da gestão.”

Vamos fiscalizar e avaliar os administradores públicos, trabalhando de forma integrada com as Secretarias de Planejamento e Administração. Depois de planejados o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), vamos acompanhar o cumprimento das metas”, detalha. O secretário de Planejamento e Gestão, Geraldo Júlio, enfatiza que não pretende politizar o assunto. Mas, na opinião dele, ao criar a Controladoria, o Estado busca estabelecer um novo padrão na área. Ele menciona iniciativas como o Portal da Transparência e a adoção, pelo governo, de 12 medidas que pretendem possibilitar a economia, até março do ano que vem, de R$ 166 milhões como exemplos da busca por esse padrão.

Ao lidar com finanças, além de observar a matemática é bom lembrar que, fora do papel, há pessoas lidando com os números. É aí que entra a gestão, que, no caso dos serviços públicos, representa a esperança da população por mais eficiência do governo.