Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Conta da luz vai subir este mês

5 de abril de 2006

 

A conta de energia terá novo reajuste até o próximo dia 29 e deverá ser bem menor do que o do ano passado (em média 24,43%). A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) já deu entrada num pedido de reajuste na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que divulgará o percentual até o dia 28.

A novidade é que este ano, o consumidor já tem um pouco mais que 2% de reajuste que sobrou da revisão tarifária de 2005, quando ficou acertado o resíduo de 8% para ser dividido nos três anos seguintes (2006, 2007 e 2008). A revisão tarifária ocorre quando é concedido um percentual de aumento que visa repor as despesas que a concessionária teve, geralmente, nos quatro anos anteriores.

Já o reajuste anual da conta de luz é feito com base no Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M) que apresentou uma variação de apenas 0,36% no acumulado dos últimos 12 meses, contando de março de 2005 ao mesmo mês de 2006. Em tese, o reajuste deste ano deverá ser a variação do IGP-M mais a sobra da revisão tarifária, segundo técnicos que atuam no setor elétrico.

HISTÓRICO – Em maio de 2005, a Aneel divulgou o reajuste médio de 24,43% para o ano, o que provocou uma onda de protestos de consumidores e entidades de classe, que recorreram à Justiça. Uma liminar do juiz da 3ª Vara da Justiça Federal em Pernambuco, Manoel Erhardt, estabeleceu um reajuste médio de 7,4%. Esse percentual ficou em vigor do dia 27 de maio a setembro de 2005, quando teve os seus efeitos suspensos pelo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Edson Vidigal.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco