Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Consumidor aponta vilões do bolso

13 de março de 2015

A inflação, a falta de investimentos em setores estratégicos e a crise política no país já mostram os impactos negativos no bolso do brasileiro, principalmente entre os de renda mais baixa. Segundo levantamento da Boa Vista SCPC, com o objetivo de mapear hábitos e percepções do consumidor, 93% estão pessimistas e acreditam que a escassez no abastecimento de água afeta a economia do país, e 83% admitem que a conjuntura está pior e que tiveram gastos extras em consequência da crise dos setores hídrico e energético. 

As pessoas apontam que, na prática, os vilões da alta dos preço, nos três primeiros três meses do ano, foram os combustíveis, com 24% das respostas, alimentação (23%) e energia elétrica (18%). Se sentiram mais prejudicas, as das classes C, D e E (85%) que as das A e B (78%).

Pesaram também no orçamento doméstico dos1.477 entrevistados os desembolsos com impostos (11%), moradia, aluguel e condomínio (7%), transporte e condução (5%), educação (4%), água (3%) e telefonia (2%). Contraditoriamente, porém, 57% acreditam que a situação das finanças pessoais está igual ou melhor que em 2014. Entre os pesquisados, 54% são homens, 36% estão entre 25 e 34 anos; 65% estão no Sudeste, 14% no Nordeste, 11% no Sul, 6% no Centro-Oeste e 4% no Norte. Fernando Cosenza, diretor de marketing e sustentabilidade da Boa Vista SCPC, destacou que o pessimismo dos consumidores vem aumentando.

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco