Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Compesa será 1ª estatal a mostrar seus números ao novo governo

17 de novembro de 2006

 

A comissão de transição acertou ontem que a Compesa será a primeira estatal a prestar informações aos membros do governo eleito, na próxima semana. Os dirigentes da estatal de águas e saneamento deverão fazer uma apresentação sobre os números e gestão da empresa, no Palácio do Governo, na próxima terça-feira, a partir das 14h30. Ontem mesmo, a equipe de transição já recebeu o controle de desempenho operacional da Agência Reguladora do Estado de Pernambuco (Arpe) sobre a Compesa.

A Compesa vem recebendo atenção especial da equipe socialista. Logo após vencer as eleições, o governador eleito Eduardo Campos (PSB) sinalizou que a área de recursos hídricos seria uma das prioridades de sua gestão. No começo desta semana, Eduardo reuniu-se em Brasília com a presidência da Caixa Econômica Federal para tentar destravar o litígio entre o banco e o governo do Estado, de modo que a Compesa possa voltar a contar com financiamentos de longo prazo. Após o encontro, o vice-governador eleito João Lyra Neto informou que uma solução pode ser obtida em janeiro, após a constituição de uma comissão de trabalho. A Caixa reclama o pagamento de R$ 250 milhões (valores corrigidos) pelo Estado, por conta da antecipação de recursos feita ainda em 1999, para lastrear o programa Águas de Pernambuco.

Além da Compesa, as outras estatais que são objeto de interesse da equipe socialista são o Porto de Suape, a EMTU e o laboratório Lafepe. A semana toda será tomada pelas demais empresas, mas a seqüência não foi definida ontem.

Escolhemos esse grupo de empresas porque queremos ver, não apenas os números, a contabilidade, mas também como está o nível de serviços para a população”, explicou João Lyra Neto, responsável pela equipe de transição pelo lado socialista.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco