Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Comércio abre no domingo

13 de novembro de 2014

Entre as tradições das festas de fim de ano, ao lado da decoração da casa e do panetone na mesa, está a ampliação do horário de atendimento do comércio do Centro do Recife. A partir deste sábado (15) até o dia 31 de dezembro (com exceção do dia 25/12), as lojas terão funcionamento normal, das 9h às 17h, inclusive nos domingos e feriados.

A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife é que as vendas para o período tenham um crescimento entre 3% e 4% em relação ao ano passado, ante 7% registrado em 2013 sobre 2012. "O consumidor passou o ano reprimido, por causa do desempenho da economia. Esperamos que com o 13º salário ele possa finalmente se soltar", diz o presidente da CDL, Eduardo Catão.

Inicialmente, nem todas as lojas devem abrir já no próximo domingo. De acordo com Catão, a extensão no horário do comércio deve acontecer de forma gradual até dezembro. "Mas os principais corredores, como a Conde da Boa Vista, a Rua Nova e a Rua da Imperatriz devem estar em pleno funcionamento desde o primeiro fim de semana", completa.

A campanha é uma realização da CDL Recife e conta com o apoio do Sindicato dos Lojistas do Comércio e pretende atender aqueles consumidores que durante a semana não têm tempo para realizar as compras de fim de ano. "Por ser um dia mais tranquilo e livre das obrigações do dia a dia, o cliente pode aproveitar o domingo e comprar o tudo o que precisa para as confraternizações, Natal e Ano Novo", comenta Catão.

A estimativa do comércio é que todos os segmentos tenham um aumento de faturamento. Mas, tradicionalmente, a procura pelos setores de calçados, vestuário e eletrônicos é maior. "Mesmo com a baixa movimentação do início do ano, nós esperamos aumentar as vendas. Se conseguirmos alcançar os números da nossa expectativa, será satisfatório", revela o presidente da CDL.

O ano de 2014 tem sido cruel com o comércio. A perspectiva de contratação para as festas de final de ano é de 17 mil novos profissionais na Região Metropolitana do Recife (RMR), número 15% menor quando comparado ao mesmo período do ano passado, segundo dados da CDL. A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) também estima que setor local deve crescer apenas 1% este fim de ano, ante o mesmo intervalo de 2013.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco