Notícias da Fenafisco
Comércio abre na sexta-feira
19 de abril de 2006O comércio do Recife vai abrir as portas no feriado de Tiradentes, na sexta-feira. A expectativa dos lojistas é tentar interromper a trajetória de queda nas vendas do varejo, provocada por uma série de feriados prolongados ao longo de abril e maio. Na última quinta-feira, as principais entidades de classe do setor fecharam acordo com o Sindicato dos Empregados do Comércio do Recife para garantir o funcionamento dos estabelecimentos no feriado.
A negociação foi fechada entre a Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL), a Associação dos Lojistas de Shopping de Pernambuco (Aloshop) e o Sindicato dos Lojistas do Comércio do Recife (Sindilojas). Pelo acordo, o comércio de rua vai funcionar das 9h às 17h, enquanto os shoppings localizados no Recife abrirão em horário especial, das 12h às 20h. O Guararapes será o único centro de compras a funcionar em seu horário normal, das 10h às 22h, graças a um acordo fechado com o sindicato dos trabalhadores do setor no município de Jaboatão.
O superintendente da Aloshop, Ricardo Galdino, alerta que mais um feriado antecedendo o final de semana poderia fazer despencar, pelo segundo final de semana consecutivo, as vendas do comércio. “O setor vive uma entressafra sazonal de janeiro a abril. As coisas só começam a melhorar a partir de maio, com a comemoração do Dia das Mães, que persiste como a segunda melhor data para o comércio, depois do Natal”, observa.
De acordo com levantamento realizado pela Aloshop, as vendas dos shoppings registraram queda de 5% entre janeiro e fevereiro, no comparativo com igual período de 2005.
O presidente da CDL, Sílvio Vasconcelos, adianta que a abertura do comércio de rua nesta sexta-feira também vai servir para lançar a campanha do Dia das Mães. “Ainda não fizemos uma expectativa de incremento nas vendas, mas acreditamos que a data poderá ser bastante positiva este ano, em função de alguns fatores como a queda do dólar e dos juros”, avalia. Vasconcelos lembra que o segundo domingo de maio cairá no dia 14 e a expectativa é que os filhosantecipem as compras para o início do mês.
No Shopping Guararapes, que tem tradição em abrir em várias datas de feriados, o horário de funcionamento seguirá o esquema de um dia normal (das 10h às 22h). “No ano passado também abrimos no feriado de Tiradentes e tivemos um bom resultado”, recorda a gerente de Marketing, Denielly Halinski.
Fonte: Diário de Pernambuco
Mais Notícias da Fenafisco
Câmara aprova PEC do corte de gastos e altera o texto referente aos supersalários
A Câmara dos Deputados aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45/24, referente ao pacote de ajustes fiscais do […]
Reforma tributária: Procuradorias querem aumentar influência na gestão de tributos
Entidades do fisco denunciam a tentativa de procuradores e advogados públicos dos estados e municípios de influenciar o Comitê Gestor […]
Fenafisco reforça a importância da justiça fiscal e do fortalecimento das administrações tributárias na 13ª IAMRECON
Dando continuidade às discussões sobre os desafios e perspectivas para o setor público nas Américas, a Federação Nacional do Fisco […]
Último painel da 9ª Plenafisco trouxe os panoramas da conjuntura política brasileira
Para fechar os painéis do último dia da 9ª Plenafisco, Francelino Valença, presidente da Fenafisco e do Sindifisco Pernambuco, e […]