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Celular lidera lista de queixas

17 de janeiro de 2013
As empresas de telefonia celular tomaram a dianteira em 2012 no ranking de atendimentos do Sindec, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor, que congrega as informações de mais de 2 milhões de atendimentos feitos por 441 Procons do País. Em 2011, o líder do ranking havia sido o seguimento de cartões de crédito.
 
As informações foram divulgadas ontem pela Secretaria Nacional do Consumidor, vinculada ao Ministério da Justiça.
 
Durante o ano passado, o sistema recebeu 172.119 demandas sobre telefonia celular – ou 9,17% do total de atendimentos. Em 2º lugar, vieram os bancos comerciais, com 169.427 atendimentos (9,02%), companhias de cartão de crédito, com 154.501 (8,23%), telefonia fixa, com 125.403 (6,68%), e financeiras, com 97.032 (5,17%).
 
A Secretaria Nacional do Consumidor classifica como demandas os atendimentos feitos pelos Procons, e não como reclamações, porque há consultas que não terminam na abertura de processos administrativos pelo órgão e são resolvidas com o esclarecimento de informações aos consumidores.
 
A participação do setor de telecomunicações no total de atendimentos – telefonia celular, fixa, TV por assinatura e internet – saltou de 17,46% para 21,7%, o maior crescimento. O setor financeiro, contudo, que reúne bancos comerciais, cartão de crédito, financeiras e cartão de lojas, seguiu com a maior parcela: 23,85%.
 
Segundo a secretária nacional do consumidor, Juliana Pereira, os dois setores farão parte da agenda prioritária de ações do órgão em 2013, ao lado do setor de produtos (fabricantes e vendedores). Juntos, os três equivalem a 61,7% da agenda dos Procons em 2012. Os dados do Sindec ditam a agenda, análise e intervenção nos setores. "É o que pauta o nosso trabalho", afirmou. O número de atendimentos feitos pelo Sindec cresceu quase 20% em 2012, saltando de 1,7 milhão para pouco mais de 2 milhões.
 
As empresas que encabeçam a lista são as mesmas há dois anos, mudando apenas a ordem em que aparecem. A Oi saiu da segunda para a primeira posição, com 120.374 registros. A Claro-Embratel vem em seguida, com 102.682 demandas, subindo um degrau no ranking. Em terceiro lugar ficou o conglomerado Itaú-Unibanco, a maior instituição financeira privada do País, com 97.578 atendimentos. Em 2011, o banco foi o campeão das queixas.
 
A relação das 20 maiores empresas traz todas as operadoras de telefonia celular e TV por assinatura: Oi, Claro-Embratel, Telefônica/Vivo, TIM-Intelig, NET e Sky. Incluindo os públicos Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, também aparecem os maiores bancos do País: Itaú, Bradesco, Santander, HSBC, Citibank e BMG. A maior queda na lista foi da B2W-Submarino, que saiu da 8ª para a 15ª posição. A Sky, de última colocada para a 6ª posição, mostrou o maior aumento. 

Fonte: Jornal do Commercio

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