Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Celpe pede isenção de ICMS para doar geladeiras

15 de julho de 2006

 

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), do Grupo Neoenergia, pretende aumentar a campanha da geladeira social, que faz parte do Programa de Suficiência Energética. A companhia enviou para a Secretaria da Fazenda (Sefaz) a proposta de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). A informação foi divulgada, ontem, durante o lançamento de campanha da distribuidora contra as perdas de energia por meio de macacos, pelo superintendente Comercial da concessionária, Ary Pinto Ribeiro.

A primeira fase das doações tem previsão de começar até outubro, com 1,3 mil geladeiras. “Os critérios de seleção serão divulgados em breve”, disse o presidente da Celpe, José Humberto de Castro. Um agente da Celpe visitará moradores das comunidades de baixa renda na Região Metropolitana do Recife para fazer o cadastro e, em seguida, realizar um sorteio. Também fazem parte do programa a instalação de lâmpadas e um trabalho de adequação e orientação para diminuir as perdas. Com essas ações, estão sendo gastos R$ 2 milhões.

Segundo Ribeiro, a Bahia conseguiu isenção do ICMS e doou 12 mil geladeiras. “Queremos aumentar o número de geladeiras distribuídas nas próximas fases do programa”, completou. Em uma segunda etapa, ainda sem previsão, serão 1,2 mil geladeiras. A Celpe também solicitou ao Ministério de Desenvolvimento Social o acesso ao cadastro dos inscritos em programas sociais.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco