Notícias da Fenafisco

Celpe explica duas contas no mês
30 de outubro de 2014Alguns consumidores podem estar recebendo, em um só mês, duas contas distintas da Companhia Energética de Pernambuco (Celpe). É que algumas faturas, por diversos motivos, podem ter tido, no passado, o prazo de pagamento dilatado em algum ciclo e agora estão tendo o ciclo de vencimento regularizado, de acordo com a empresa. A Celpe informa que cada caso é um caso e oferece facilidade de parcelamento, caso o cliente não queira ou não possa arcar com a despesa dupla no mesmo período.
Os motivos que levam à dilatação, segundo a companhia, são variados. Um exemplo é quando a data de pagamento cai num feriado, e aí o sistema automaticamente joga o débito para o mês subsequente. A legislação diz que deve haver um mínimo de cinco dias úteis entre a data de apresentação da conta e o vencimento. A postergação também pode acontecer, informa a Celpe, caso o cliente solicite uma data fixa de pagamento mensal e o sistema verifique que já há uma fatura emitida para o período.
Uma cliente apresentou à reportagem suas contas de todo o ano de 2014. Todas elas tinham data de vencimento para dois meses à frente. Em outubro, porém, ela recebeu duas contas que tinham vencimento para este mês, sendo uma referente a agosto e outra ao próprio mês de outubro.
A Celpe verificou o caso e constatou que tratava-se de mais um caso de postergação. E explicou: em janeiro de 2010, a conta da consumidora ficou muito acima da sua média de consumo e, então, terminou caindo para verificação. Neste mês é que a regularização do ciclo de vencimento será feita, por isso as duas contas. No mês que vem, segundo a companhia de energia, ela receberá apenas uma conta, como deve acontecer normalmente.
A Celpe reforça que é importante observar que as faturas foram entregues em momentos diferentes e se referem a períodos de consumo distintos, o que pode ser verificado na própria conta de energia. Para o caso com datas de vencimento no mesmo mês, a empresa disponibiliza o parcelamento da segunda conta. Se for de interesse do cliente, a negociação deve ser feita em uma das agências de atendimento da empresa. No www.celpe.com.br, é possível consultar os endereços.
Fonte: Jornal do Commercio
Mais Notícias da Fenafisco

Fenafisco participa do lançamento do Prêmio de Educação Fiscal 2025
A Fenafisco participou na última terça-feira (22) da cerimônia de lançamento da 13ª edição do Prêmio Nacional de Educação Fiscal, […]

Conselho da Fenafisco discute estratégias políticas no primeiro dia de reunião em Brasília
A 231ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco teve início nesta quarta-feira (9), às 9h30, no Brasília Imperial Hotel. […]

Fenafisco participa da Assembleia do Fonacate sobre pautas previdenciária
A Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco), representada pelo diretor do departamento de projetos especiais, Toni Pinto, esteve […]

Capital federal recebe 231ª Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo da Fenafisco
Nos dias 9 e 10 de abril, a Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco) promove a 231ª Reunião […]