Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Carro pesa mais no bolso

4 de janeiro de 2013
Quando começaram a pesquisar, na semana passada, qual seria o próximo carro do casal, o médico Alberto Araújo e a enfermeira Manuela Brotherhood não achavam que a passagem do ano fosse influenciar tanto no preço. O Voyage 1.6 completo que pretendiam comprar financiado em dois anos saltou de R$ 39 mil para R$ 43 mil – um aumento de aproximadamente 10% no preço. É que a alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) dos automóveis voltou a subir. Desde o dia 1º de janeiro, o imposto passou de 0% para 2% para os automóveis 1.0. Já no caso dos carros de motorização entre 1.0 e 2.0 (como o futuro Voyage do casal), a alíquota passou de 5,5% para 7%. Essas taxas valem até o fim de março. Até agora, o impacto no preço dos veículos não é tão significativo por conta dos estoques, mas é bom ir preparando o bolso. Até julho o imposto vai pesar cada vez mais no preço final. 
 
Vale lembrar que a elevação do IPI não encarece apenas o valor do veículo, mas também do financiamento. Para se ter uma ideia, um carro 1.0 que custa R$ 30 mil com a alíquota zero, financiando em cinco anos, com taxas de 1,5% ao mês, terá juros totais de R$ 16.539. Já com o acréscimo de 2% por conta da nova tabela do IPI, passa a custar R$ 30.600. No mesmo financiamento, a parcela mensal vai ficar R$ 15 mais cara, representando um custo de R$ 531 a mais no final dos cinco anos.
 
O setor automotivo não deve, por enquanto, sentir o impacto nas vendas do início do ano, como acredita o diretor do Grupo Via Sul, Roberto Figueiredo. “Não creio que as pessoas vão parar de comprar carros por conta do aumento do IPI. Nós iríamos ser prejudicados se o aumento viesse de uma vez só. Mas como ele vai ser gradual, vai dar tempo de o cliente absorver o impacto das mudanças de preço.” 
 
A partir de abril, a alíquota vai subir para 3,5% e ficará assim até junho. O mesmo carro popular 1.0 que custava R$ 30 mil com IPI de 0% vai passar a custar R$ 31.050. Os juros, de 1,5% ao mês, durante 60 meses, vão somar R$ 17.118. E prepare o coração porque em julho o IPI volta ao normal, atingindo a alíquota de 7%. Aí o carro vai custar R$ 32.100. 

Fonte: Diario de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco