Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Carro “barato” até o fim do ano

25 de outubro de 2012
O brasileiro que acreditava ter menos de uma semana para comprar o carro zero ainda com o desconto do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ganhou mais tempo para pesquisar preços e modelos. Ontem, ao visitar o salão do Automóvel de São Paulo, a presidente Dilma Rousseff anunciou a prorrogação do benefício por mais dois meses. Agora, a isenção, que acabaria no último dia deste mês, valerá até 31 de dezembro de 2012.
 
O governo vai tirar do bolso R$ 800 milhões, que é a renúncia fiscal estimada, para assegurar o IPI menor até o fim do ano. Com isso, espera estimular o consumo interno e garantir que o Natal deste ano seja melhor do que foi em 2011, quando parte das encomendas do varejo ficou encalhada por falta de pedidos.
 
Para o chefe do Departamento Econômico da Confederação Nacional do Comércio (CNC) e ex-diretor do Banco Central, Carlos Thadeu de Freitas, contribui para um Natal melhor neste ano o fato de a economia já estar em um ritmo de recuperação, ao contrário do que ocorreu no fim de 2011. “Além do IPI menor, que sem dúvida ajuda as vendas, a atividade interna está começando a crescer mais. Já no ano passado, nessa época, a economia estava começando a declinar”, lembra.
 
Recorde de vendas 
No que depender das montadoras, neste fim de ano tem tudo para superar 2011. Com a prorrogação do IPI anunciada ontem pelo governo, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) disse esperar que as vendas de autos e comerciais leves ultrapassem as 3,67 milhões de unidades, um recorde histórico para o setor. Anualmente, isso garantiria um resultado 6% melhor sobre 2011.
 
Para a entidade, isso se deve em grande parte à segunda renovação do IPI anunciada ontem pelo governo. As montadoras esperam que o volume de vendas diárias da ordem de 16,3 mil veículos se mantenha até o fim de dezembro.  

Fonte: Correio Braziliense

Mais Notícias da Fenafisco