Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Carga ficará abaixo de 37% do PIB

20 de junho de 2007

 

BRASÍLIA (Folhapress) – O secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, afirmou, ontem, que a carga tributária do ano passado “vai ficar abaixo de 37%’’ do Produto Interno Bruto (PIB). A carga tributária é o total de impostos e contribuições federais, estaduais e municipais pagos pela sociedade em relação ao tamanho da economia brasileira. Com a mudança da metodologia feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a carga tributária de 2005 passou de 37,7% do PIB para 33,7% do PIB.

Questionado se a previsão era em relação à metodologia antiga das contas nacionais, Rachid afirmou que sim. “A velha (metodologia) também (fica abaixo de 37%). Não muda, não.’’ Se isso ocorrer, a carga terá um recuo de 2005 para 2006.

No entanto, após afirmar que a carga tributária iria ficar abaixo de 37% levando-se em conta a antiga metodologia do IBGE, o secretário voltou atrás e disse que os dados eram referentes à nova metodologia. “É a nova metodologia. Nos novos números (fica abaixo de 37%), sem dúvida”, disse.

Rachid afirmou que já está com os dados sobre a carga tributária, mas que eles estão sob análise e só serão divulgados oficialmente após levar ao conhecimento do ministro da Fazenda, Guido Mantega. “Não vou anunciar a carga aqui, agora. No momento que eu levar esse número ao ministro, eu anuncio”, disse.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco