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BRT Norte-Sul só a partir de julho
18 de junho de 2014O atraso na operação do sistema BRT (Bus Rapid Transit ou trânsito rápido de ônibus) pernambucano continua. Além de o Corredor Leste-Oeste, principal eixo de transporte para os jogos da Copa do Mundo no Estado ter entrado em operação com atraso e com menos de 10% de sua capacidade, agora é o Corredor Norte-Sul que passa por dificuldades e não entrou em funcionamento no último domingo, como prometido. Depois de vários adiamentos, a operação do corredor, que começou a ser construído antes do Leste-Oeste e deveria estar pronto desde dezembro de 2013, está sendo jogada para julho.
E, mesmo assim, só com duas das 29 estações previstas (Tacaruna e Praça da República, na Avenida Dantas Barreto) e sem data certa. Mais uma previsão de muitas feitas pelo governo de Pernambuco nos últimos meses, devido ao atraso nas obras. Agora, o Grande Recife Consórcio de Transportes fala em 5 de julho. O dia, um sábado, marcaria o início da operação comercial do sistema, quando passageiros são transportados. E, assim como foi e está sendo o BRT Leste-Oeste, num horário reduzido: das 9h às 16h.
Diante de tantos atrasos envolvendo as obras de mobilidade para a Copa do Mundo no Estado (apenas a passarela ligando o Aeroporto Internacional do Recife e o metrô e o TI Cosme Damião foram finalizados, mas com mais de um ano depois do prometido), o Norte-Sul terminou sendo preterido diante do Corredor Leste-Oeste. "Infelizmente tivemos que escolher onde concentrar esforços e optamos por agilizar os trabalhos no Leste-Oeste, que é o eixo principal de transporte para a Arena Pernambuco. Nem as estações ficaram prontas nem tínhamos fôlego operacional para os dois corredores", afirmou o presidente do Grande Recife Consórcio de Transporte, Nelson Menezes.
Nenhuma estação de BRT do Corredor Norte-Sul está finalizada e, agora, com a Copa do Mundo acontecendo, é que o ritmo diminuiu. Praticamente não se vê gente trabalhando nas unidades no percurso do corredor. O Norte-Sul entrou parcialmente em operação apenas para o primeiro jogo da Copa no Estado, no último sábado, sem nenhuma estação exclusiva do corredor pronta. Funcionou do TI PE-15 (sem melhoria para receber o BRT) à Estação Guararapes, que é o principal ponto de troca dos dois corredores, transportando 250 mil dos 2 milhões de passageiros que usaram o sistema BRT no dia.
Fonte: Jornal do Commercio
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