Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Briano rejeita comparação com RS

1 de dezembro de 2006

“Ele está equivocado. Pernambuco não pode ser comparado ao Rio Grande do Sul porque estamos pagando os salários e o décimo terceiro em dia”. Essa foi a reação da secretária da Fazenda, Maria José Briano, ao comentar ontem as declarações do presidente Lula, que colocou Pernambuco e o Rio Grande do Sul no mesmo patamar de endividamento. Ela reforçou os números apresentados à equipe de transição, destacando que o estado tem capacidade de endividamento de R$ 860 milhões e de pagamento de R$ 160 milhões ao ano.

Com os números da Secretaria do Tesouro Nacional nas mãos, a secretária listou catorze estados em situação pior no item endividamento. Entre eles: Rio de Janeiro, São Paulo, Santa Catarina, Paraná e Alagoas. Enquanto o comprometimento da dívida consolidada versus RCL (receita corrente líquida) é de 0,72 em Pernambuco, no Rio Grande do Sul a relação é de 2,54. “Não tem comparação. O presidente deveria ter comparado o Rio Grande do Sul com Alagoas, cujo comprometimento é de 2,20”, afirmou.

Ao comentar obalancete das contas públicas de setembro-outubro, ela reafirmou que a meta do governo é fechar o ano com o déficit financeiro zero. A projeção do crescimento do ICMS este ano e dos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), além das metas cumpridas de superávit, despesa com pessoal e perfil da dívida, deixam a secretária otimista. “O quadro das finanças do estado em outubro está dentro da meta prevista. Não tem como no período de dois meses reverter o equilíbrio financeiro e descumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal”, concluiu.

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco