Binário passa hoje pelo primeiro teste

18 de agosto de 2014

Hoje, primeiro dia útil do binário implantado nas ruas Sylo Bittencourt e Almirante Tamandaré, em Setúbal, a expectativa é que o novo sistema ajude a desafogar o trânsito entre as ruas Barão de Souza Leão e Capitão Zuzinha, em Boa Viagem, além de outras vias da região com grande retenção de fluxo, como a Rua Sá e Souza. Segundo a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), o binário foi um pedido dos próprios moradores. Os congestionamentos se formavam principalmente nos dias de semana, devido à presença de uma escola particular na região.

A Rua Sylo Bittencourt, onde antes o fluxo era em mão dupla, passou a ter sentido único desde as 6h do último sábado, em direção à Rua Barão de Souza Leão. A Rua Almirante de Tamandaré também passou a ser mão única, mas no sentido oposto, em direção à Rua Capitão Zuzinha.

Também tiveram a circulação alterada as ruas Antônio Vicente e Padre Cabral, que cruzam as ruas Almirante Tamandaré e Sylo Bitterncourt. As vias, além do giro à esquerda proibido na Rua Almirante Tamandaré, tiveram o giro à direita proibido na Rua Sylo Bittencourt, no sentido Almirante Tamandaré – Sylo Bittencourt.

Já no sentido Sylo Bittencourt – Almirante Tamandaré, as vias tiveram o giro à esquerda proibido na Sylo Bittencourt. A Rua Capitão Zuzinha teve o giro à esquerda proibido na Rua Almirante Tamandaré. Na Rua Barão de Souza Leão, o giro à esquerda foi proibido na Rua Sylo Bittencourt.

O motoboy Belsazar Custódio, 36 anos, que trabalha em um restaurante da Sylo Bittencourt, disse que até agora não viu muita diferença com a implantação do modal, mas espera que surta efeito em dias de semana, principalmente na Rua Capitão Zuzinha. “Só não foi muito bom para orientar os clientes quando ligam perguntando como chegam aqui. Eles terão que fazer um volta muito grande”, avalia o motoboy.
Segundo ele, no sábado, havia muitos agentes de trânsito orientando os motoristas sobre as mudanças. Ontem, no entanto, não tinha funcionários da CTTU na área.

Além da alteração de sentido, boa parte das vias recebeu sinalização de estacionamento proibido, das 7h às 19h, nos dias úteis, e das 7h às 13h, aos sábados. A medida foi tomada com o intuito de melhorar a circulação no local e levou em consideração a largura das vias, de acordo com a CTTU. Além disso, sinalização viária horizontal e cerca de 80 placas de sinalização vertical foram instaladas. A fiscalização que será feita terá caráter punitivo e educativo.

Fonte: Diario de Pernambuco