Bancos adotam caixa eletrônico unificado

19 de julho de 2014

Os caixas eletrônicos dos sete maiores bancos do País que ficam fora das agências bancárias serão substituídos por terminais de autoatendimento da Rede Banco24Horas. O anúncio foi feito ontem em comunicado do Banco do Brasil, em conjunto com Bradesco, Caixa, Citibank, HSBC, Itaú Unibanco e Santander, informando a assinatura do acordo de acionistas com a empresa Tecnologia Bancária TecBan, responsável pelos terminais.

Segundo o acordo, pontos de autoatendimento que hoje são usados por clientes de apenas um banco, podem se tornar acessíveis a clientes de todos os bancos sem a cobrança de taxas.

Atualmente, a Rede Banco24Horas conta com 15.300 terminais de autoatendimento. Até o final do ano, a TecBan espera contar com 16 mil pontos instalados em todos os estados. A expectativa da companhia é ampliar o acesso dos brasileiros aos serviços bancários até atingir um parque de 30 mil caixas eletrônicos em 2020.

Para o Banco do Brasil, que possui mais de 3 mil terminais externos, os clientes terão uma maior conveniência. Sobre as taxas, a empresa esclarece que não haverá nenhuma tarifa extra para uso dos terminais compartilhados, sendo as tarifas as mesmas já praticadas para os terminais de autoatendimento do BB.

O vice-presidente do Santander Brasil, José Paiva, alegou que "o acordo assinado pelos acionistas da TecBan é uma demonstração clara do amadurecimento do setor financeiro nacional".

Já o Bradesco informou que "o banco igualou, no início deste ano, as franquias das transações realizadas nas máquinas de autoatendimento da Rede Bradesco Dia & Noite e Banco24Horas. Desta forma, a franquia de serviços é compartilhada entre as redes".

O diretor da Tecban, Jaques Rosenzvaig, não informou detalhes sobre a possível redução de custos que os bancos terão com o compartilhamento dos caixas e também não detalhou o volume de investimentos que a TecBan espera realizar para a troca das máquinas.