Banco de dados ajudará fiscalização

3 de dezembro de 2015

O poder de fiscalização dos tribunais de contas estaduais  de todo o país será intensificado a partir do próximo ano graças a um banco de dados nacional que está em desenvolvimento. Até o primeiro semestre de 2016, as informações que estão sob poder dos tribunais será disponibilizada em uma plataforma conjunta, e a expectativa é de que o tempo de trabalho em cada estado seja otimizado. Além disso, os dados estarão à disposição de órgãos como o Conselho de Controle de Atividades Financeiras do Ministério da Fazenda, Banco Central e Receita Federal. O anúncio da nova ferramenta foi feito ontem, pelo conselheiro do TCE do Espírito Santo Sebastião Ranna, durante o 28° Congresso dos Tribunais de Contas do Brasil.

“Teremos reunidos, num único lugar, vários bancos de dados dispersos pelo Brasil, e que às vezes um tribunal tem acesso, mas outro não”, informou ele, exemplificando que haverá softwares capazes de analisar todas as licitações de obras públicas no país. “Teremos condições de identificar rapidamente se o licitante cometeu alguma irregularidade”, comentou.

“Imagine podermos fazer um cruzamento de dados de acumulação de cargos de todos os servidores brasileiros? Já identificamos, em alguns estados, servidores com até seis vínculos ilegais”, revelou o conselheiro. Apesar de ser uma base de dados virtual, haverá uma sede física, localizada no Tribunal de Contas do Distrito Federal. “Isso garantirá aos cidadãos uma maior qualidade nos serviços prestados pelos órgãos públicos”, observou.

Fonte: Diario de Pernambuco