Bancários param hoje em greve de advertência

Os bancários de Pernambuco decidiram, em assembléia realizada ontem à noite, no sindicato da categoria, fazer uma greve de advertência durante todo o dia de hoje. As atividades nos bancos públicos e privados do Estado voltam ao normal amanhã. Na próxima segunda-feira, os bancários reúnem-se novamente para avaliar a paralisação de hoje e possíveis propostas às reivindicações. Caso não fiquem satisfeitos, irão deflagrar greve por tempo indeterminado, a partir da próxima terça-feira (26).
                Os trabalhadores reivindicam um acréscimo de R$ 1,5 mil ao salário bruto. Atualmente, o salário-base de um bancário é de R$ 839. Além disso, querem 7,5% de recomposição de perdas salariais, 5% dos lucros dos bancos, 13ª cesta de alimentação no valor de R$ 300, 14º salário e auxílio-educação para os filhos.
                Alguns Estados também vão aderir à paralisação hoje, embora, em alguns deles, a interrupção dos trabalhos dure apenas duas horas.
Segundo Alan Patrício, secretário de comunicação do Sindicato dos Bancários, tão logo a assembléia de ontem acabou, os sindicalistas iniciaram uma mobilização para fazer com que a decisão de paralisar as atividades chegasse ao interior de Pernambuco. “Já iniciamos o contato para todos pararmos, nos bancos públicos e privados. Vamos suspender todas as atividades. Não podemos ficar de braços cruzados, porque, dessa forma, não iremos conquistar melhoria alguma para a nossa categoria. O público só terá à disposição os serviços dos caixas eletrônicos externos”, afirmou Alan.
                Ainda segundo o sindicalista, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) ainda não apresentou contraproposta para as reivindicações da categoria. “Vamos esperar que essas propostas sejam feitas até a próxima segunda-feira, quando realizaremos uma nova assembléia. Caso contrário, vamos parar por tempo indeterminado”, avisou.
                Em Pernambuco, existem cerca de 15 mil funcionários de bancos. No Brasil, são cerca de 400 mil bancários.