Avaliação deve ser suspensa pela Sefaz

25 de novembro de 2015

Na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), nesta terça-feira (24), os auditores fiscais do Estado adiaram a deflagração da paralisação de 24 horas, depois de uma sinalização de que as negociações com o Governo, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz), seriam retomadas. A categoria acalmou os ânimos depois de ter recebido a promessa, por ofício, da suspensão imediata das avaliações demissionárias. Este estava entre os pontos mais incômodos da pauta: segundo o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais de Pernambuco (Sindifisco), Francelino Valença, em 2013 a consultoria Deloitte foi contratada pelo Governo para "estruturar e implantar a gestão por competência", por mais de R$ 1 milhão, conforme publicamos no último dia 12. A reportagem questionou a Sefaz quanto ao envio desse ofício e sobre as novas diretrizes do contrato firmado, mas, novamente, a secretaria preferiu não se pronunciar.

"Não aceitamos de jeito nenhum", reforçou Valença, sobre as avaliações conduzidas pela Deloitte. Como haverá uma nova AGE dentro de 15 dias, o Sindifisco acredita que, antes disso, sentará com a Sefaz para retomar as negociações. A respeito do trabalho da consultoria, o presidente disse que se poderá buscar novas ferramentas para avaliação de desempenho dos auditores, desde que "delimitadas" e preservando o "sigilo fiscal". "Não aceitaremos nada que um contribuinte faça avaliação, também não pode ser uma empresa a dizer o que pode nos demitir".

Fonte: Folha de Pernambuco