Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Auditores fazem vídeo sobre fisco

13 de setembro de 2006

 

A dezoito dias das eleições, a crise entre fazendários e governo desembarcou ontem na disputa político-eleitoral em Pernambuco. O Sindicato dos Auditores Fiscais apresentou à imprensa um vídeo-documentário com a duração de 38 minutos para denunciar o sucateamento do fisco estadual, a instalação da zona franca nos postos de fronteiras e o aumento da sonegação. Mesmo afastando a conotação política, o sindicato permitiu o registro do evento pelas equipes de vídeo do guia eleitoral de dois candidatos de oposição ao governo estadual. O vídeo será entregue ao Ministério Público Estadual com pedido de investigação.

Acompanhado de uma equipe de vídeo, o presidente do Sindifisco, Jorge Amaral, percorreu 3.250 quilômetros entre 10 de julho e 9 de agosto e visitou onze postos. As imagens mostram caminhoneiros reclamando das filas nos postos e de contribuintes insatisfeitos nas agências da receita. Foram colhidos depoimentos de auditores se queixando das condições de trabalho.

O empresário Josias Inojosa Filho, do Sindugesso, aparece no vídeo reclamando da falta de fiscalização. Até 2 de agosto os auditores estavam em greve branca. Somente após a determinação do juiz Edvaldo José Palmeira, da 4ª Vara da Fazenda Pública da Capital, a categoria foi obrigada a normalizar o atendimento.

A Secretaria da Fazenda convocou a imprensa para rebater o Sindifisco. A resposta foi o desempenho da arrecadação de impostos e o investimento de R$ 14 milhões nos postos fiscais. Segundo dados da Cotepe, Pernambuco apresentou o maior crescimento nominal do ICMS (14,45%) no primeiro semestre deste ano se comparado às dez maiores arrecadações do país.

Ficou à frente do Rio Grande do Sul (12,32%), do Paraná (11,23%) e de São Paulo (8,81%). “Os números da arrecadação desqualificam a denúncia de zona franca”, diz Ricardo Guimarães, secretário-executivo da Fazenda. E completa: “existe a simpatia declarada do Sindifisco por um candidato ao governo”. No mês de agosto, o ICMS em Pernambuco cresceu 14,73% em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco