Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Audiência alerta os riscos do esquema de Securitização de Créditos Públicos

30 de maio de 2024

A Comissão de Legislação Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados promoveu, nesta terça (28), audiência pública sobre os privilégios do Sistema da Dívida e o Projeto de Lei Complementar (PLP 459/2017), que visa legalizar o esquema de securitização de créditos públicos no país. A proposta já foi aprovada no Senado e, depois de quatro anos, voltou à pauta da Câmara.

O diretor do Departamento de Projetos Especiais da Fenafisco, Toni Oliveira, esteve presente na audiência e reforça os riscos do PLP com relação ao aumento da dívida pública do país. “O PLP 459/2017 deve ser combatido com veemência. Trata-se de um projeto flagrantemente inconstitucional nos dispositivos que permitem uma contratação irregular da dívida pública, compromete os estados e trará incalculáveis prejuízos financeiros aos cofres públicos”, disse.

A Fenafisco defende que o orçamento público precisa estar a serviço da população para o atendimento dos direitos garantidos aos cidadãos brasileiros, como educação, saúde, infraestrutura e trabalho, e para a promoção do desenvolvimento do país.

Caso seja aprovado, o PLP possibilitará que receitas estatais (da União, estados, municípios e DF) não cheguem aos cofres públicos, pois serão desviada durante o seu percurso pela rede bancária, para o pagamento de dívida ilegal gerada por esse esquema.

A audiência foi realizada em conjunto com a Frente Parlamentar pelo Limite de Juros e a Auditoria Cidadã e contou com a participação de lideranças de sindicatos e movimentos sociais.

Estiveram na mesa Antônio Gomes de Vasconcelos, professor de Direito na UFMG e Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região/MG; Cristiano Girardello, advogado e patrono da Ação Popular sobre os prejuízos da securitização no município de Belo Horizonte; Maria Lucia Fattorelli, coordenadora Nacional da Auditoria Cidadã da Dívida; e Fabiano dos Santos, representante do Fórum das Entidades Nacionais de Servidores Públicos Federais, Fonasefe. A mesa foi coordenada pela deputada Fernanda Melchionna (PSOL-RS).

Fonte: Fenafisco

Mais Notícias da Fenafisco