Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

ATENDIMENTO – Hospitais e Gremes chegam a acordo

17 de novembro de 2006

 

O grupo de 180 mil usuários dos 23 planos de saúde de autogestão podem dormir tranqüilos. Ontem, foi firmado um acordo financeiro entre os doze hospitais conveniados e o Gremes (Grupo de Empresas de Autogestão em Saúde). Pelo acordo, os hospitais de padrão I terão as diárias reajustadas em 6,23%, as unidades de padrão especial receberão aumento de 12% e os descartáveis serão pagos pela tabela Sinpro com margem de comercialização de 25%, com exceção dos fios. Com a garantia do atendimento hospitalar, os usuários devem se preocupar agora com o repasse do reajuste às mensalidades futuras.

  Sérgio Sônego, presidente do Gremes, considera que o acordo foi bom para as duas partes. “Foi uma boa negociação. Não é a ideal, mas foi positivo para os usuários”, alega. Questionado sobre o impacto financeiro no caixas das empresas, o representante admitiu que poderá interferir na planilha de reajuste das mensalidades no próximo ano. “Cada empresa terá que estudar as suas planilhas de custos. De imediato, o reajuste acordado com os hospitais, não deve gerar a necessidade de aumento”, avalia.

  O presidente do Sindicato dos Hospitais de Pernambuco, Mardônio Quintas, considera que não havia mais clima para prolongar as negociações que duraram mais de sessenta dias. Ele diz que o acordo não traz as vantagens de reposição pretendidas pelos hospitais, mas garante o atendimento hospitalar aos usuários. O reajuste das diárias hospitalares e do material descartável passa a vigorar a partir de 1º de dezembro e tem a duração de um ano.

  Para a defensora pública Cristina Sakaki – intermediadora da negociação entre hospitais e Gremes – o ganho maior é dos 180 mil usuários e principalmente dos idosos. “O importante é que os serviços e o mesmo padrão de atendimento estão mantidos”, avalia. As negociações iniciaram no final de agosto quando o Sindhospe anunciou a intenção de suspensão do atendimento aos usuários dos planos de autogestão conveniados.

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco