Assembleia vota reajuste salarial

12 de janeiro de 2015

Antes de encerrar o recesso parlamentar, a Assembleia Legislativa de Pernambuco realiza hoje uma sessão extraordinária para votar o aumento do salários dos deputados que vão assumir a próxima legislatura, que se inicia no dia 2 de fevereiro.

Apesar de estarem no período de recesso, houve uma autoconvocação para a votação do projeto do Legislativo e também do Ministério Público. Os projetos do Executivo não foram enviados até a última sexta-feira e por isso não devem entrar na pauta de hoje. A reunião extraordinária está marcada para as 15h.

O aumento dos salários dos deputados estaduais ocorre porque no final do ano passado a Câmara Federal reajustou os vencimentos dos deputados federais, elevando os salários para R$ 33,7 mil. Como os estaduais podem recebem até 75% do que é pago pela Câmara, em cada início de legislatura há sempre um reajuste na Assembleia.

Com a elevação do salário dos federais, os deputados de Pernambuco passam a receber pouco mais de R$ 25 mil mensais. Atualmente, os parlamentares recebem R$ 20 mil para exercerem suas atividades legislativas, além de outros benefícios pagos pela Assembleia Legislativa. O aumento deve provocar um impacto anual de R$ 3,1 milhões aos cofres da Assembleia.

Com a mudança no Congresso, o teto do Estado passa a ser de R$ 30,4 mil. Na pauta de hoje, também está o aumento de procuradores e promotores estaduais.

ADIAMENTO

Havia uma expectativa de que os deputados estaduais também votassem os projetos elaborados pelo Executivo e que tratam da reforma no organograma estadual. No entanto, até a última sexta-feira, o governo de Pernambuco ainda não tinha finalizado a elaboração das propostas.

A Casa Civil estima que os projetos sejam enviados ainda esta semana.