Arrecadação cresce 0,49% em fevereiro

25 de março de 2015

A arrecadação do governo federal no mês de fevereiro foi de R$ 89,982 bilhões, um crescimento real de 0,49% frente ao mesmo mês do ano passado, quando foram arrecadados R$ 83,143 bilhões. A informação foi divulgada ontem pela Receita Federal.

No documento, porém, a Receita destaca que, para chegar ao resultado, foi considerada uma receita extraordinária de R$ 4,640 bilhões. O valor citado não é seguido por uma justificativa, de forma que ainda não há detalhes sobre a origem do ganho adicional.

A Receita Federal informa apenas que houve neste mês uma transferência de ativos entre empresas, o que fez a arrecadação aumentar nessa ordem de grandeza.

Ao desconsiderar a receita extra, o resultado para o mês de fevereiro, porém, ficaria 4,7% inferior ao obtido no mesmo mês de 2014.

Já no acumulado dos dois primeiros meses do ano, considerando a inflação, a arrecadação em 2015 fica inferior a de 2014, mesmo incluindo a receita extra.

Foram recolhidos R$ 215,263 bilhões em janeiro e fevereiro de 2015, contra R$ 206.810 bilhões nos dois primeiros meses de 2014. Por causa da inflação no período, o resultado equivale a uma queda de 3,07%.