Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Antes dos megas, os pequenos – JC Negócios

12 de junho de 2007

 

A reunião do Conselho de Desenvolvimento Comercial e Industrial de Pernambuco (Condic), na próxima sexta-feira, quando deverão ser aprovados os projetos de 15 novos empreendimentos no Estado, revela os resultados do primeiro confronto entre os secretários Fernando Bezerra Coelho (Desenvolvimento Econômico) e Djalmo Leão (Fazenda) na questão dos incentivos fiscais que, como se sabe, são determinantes na captação de novos projetos para a nossa base industrial e comercial. Por enquanto, o Leão ganha, disparado. Dos 54 pedidos de aprovação de incentivos do Prodepe, apenas 30 foram apreciados e 15 deles considerados sem interesse pelo governo.

O confronto entre os secretários das duas pastas faz parte dos seus contracheques. E não é raro a coisa pegar e ter que subir para o gabinete do governador. Mas o que tem diferenciado a conversa de janeiro para cá é que, em muitos casos, nenhuma explicação consistente é repassada ao empresário interessado.

Um consultor de projetos, que falou sob a condição de anonimato por causa da sensibilidade das questões envolvidas, afirma que, em pelo menos uma oportunidade, ouviu interlocutores do governo do Estado afirmar que a prioridade será para os megaempreendimentos e que o Estado agora será seletivo nos projetos de pequeno porte. O consultor queixa-se, como outros empresários ouvidos pela Coluna, de uma palavra final do governo sobre o que pretende a partir de agora para o aceite de projetos. E isso que preocupa. Até porque, certamente, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe podem estar interessados nesses “pequenos” empreendimentos.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco