Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

A promessa de mobilidade em 500 dias

27 de janeiro de 2013
Quando a Copa do Mundo da Fifa chegar ao Estado em 2014, a metrópole pernambucana não ficará marcada apenas como uma das sedes do campeonato mais importante de futebol do planeta. A Região Metropolitana do Recife (RMR) estará também entrando em nova fase de mobilidade. Pelo menos é o que prevê o governo do Estado. Faltando 500 dias para a Copa, a RMR se transformou num canteiro de obras. Entre as mudanças, cinco grandes ações estão em andamento e vão facilitar o deslocamento da população. A aposta é melhorar a circulação de veículos e o transporte público, como os ônibus, que ganharão corredores exclusivos.
 
As intervenções estão sendo feitas, principalmente, para o acesso à Arena Pernambuco, erguida na cidade de São Lourenço da Mata e deve ser entregue em abril. É lá que acontecerão os jogos da Copa das Confederações, a partir de junho deste ano, além dos jogos da Copa do Mundo, em junho do ano que vem.
 
Os principais pontos são: o Corredor Norte-Sul, ligando Igarassu ao Centro do Recife, o Corredor Leste-Oeste, ligando o Derby a Camaragibe, Terminais Integrados do TIP e de Cosme e Damião, ambos na Zona Oeste do Recife, e a Radial da Copa, via que fará a ligação da BR-408 à Avenida Belmino Correia, em Camaragibe, passando pela Arena da Copa e pelo bairro da Várzea, na Zona Oeste recifense.
 
Depois dos campeonatos, as novas construções ficarão como herança para o Grande Recife. A população vai poder se deslocar de norte a sul e de leste a oeste em corredores exclusivos de ônibus, pagando uma única tarifa.
 
O secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, está otimista em relação ao prazo de conclusão das obras. "Algumas deverão ser entregues antes do prazo. Estamos correndo para que isso aconteça", garante. "O corredor Norte-Sul, por exemplo, está bem adiantado. Deveremos entregar o trecho entre Abreu e Lima e Igarassu, além do Viaduto dos Bultrins, até o Carnaval, no mês que vem."
 
Quem vive na região acompanha tudo com muita esperança. "Moro aqui em Ouro Preto (Olinda) há 16 anos. Sempre uso o ônibus para trabalhar, no Derby. Hoje demora muito para chegar, por causa do trânsito", reclama o auxiliar de cozinha Cosme Genivaldo.
 
Para ele, as mudanças vão dar mais velocidade no vai-e-vem diário. "Só espero que não demore muito, porque se já era lento, com tantas mudanças por causa das obras, o negócio está pior ainda."
 
O secretário das Cidades diz que é preciso ter paciência. "É como fazer uma reforma em casa. Imagine você pintar a casa e ter que conviver diariamente com isso por um tempo", compara Danilo Campos.
 
Além das cinco obras listadas, outras modificações consideradas menores, mas importantes, estão sendo realizadas. Uma delas é a construção de uma passarela com 461 metros ligando o Aeroporto Internacional do Recife ao Terminal Integrado da Estação Aeroporto do metrô. A previsão é que a obra fique pronta em maio deste ano.
 
A Prefeitura do Recife também está à frente de uma grande obra viária para a Copa: a Via Mangue. A obra, contudo, está atrasada. Na semana passada, o prefeito Geraldo Julio informou, durante vistoria no local, que o corredor expresso só ficará pronto em abril de 2014, cinco meses antes da Copa do Mundo. A previsão era para setembro deste ano. São sete meses de atraso.
 
"Solicitei que fosse realizado um estudo de engenharia para reduzir este prazo, mas essa é a situação atual", informou.
 
Com obras iniciadas em abril de 2011, a Via Mangue vai ligar o Centro do Recife à Zona Sul da cidade. De 2011 até hoje, foram realizados 30% da obra. Os outros 70% serão feitos nos 14 meses que restam. Os motivos do atraso não foram especificados.  

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco