Marca SINDIFISCO Sindicato dos Auditores Fiscais e Julgadores Tributários de Pernambuco

Notícias

Tecnologia a serviço do pedestre

3 de setembro de 2014

Com o objetivo de dar mais segurança aos pedestres na hora de cruzar importantes vias da cidade, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) implantou novos equipamentos de fiscalização eletrônica em movimentadas avenidas da capital. Além desses dispositivos, refletores de LED foram instalados para iluminar a travessia de quem passa pelas Avenidas Herculano Bandeira, no Pina, Engenheiro Domingos Ferreira, em Boa Viagem, Marechal Mascarenhas de Morais, Imbiribeira, e Governador Agamenon Magalhães, no bairro do Paissandu. Os aparelhos começam a funcionar hoje, em caráter educativo, e vão registrar excesso de velocidade, avanço de semáforo e parada sobre faixa de pedestres. Esquema semelhante já está em operação na Avenida Marquês de Olinda e na Rua Madre de Deus, no Bairro do Recife.

"Salvar pessoas é o nosso principal objetivo. Com a implantação desses aparelhos, poderemos diminuir os acidentes com vítimas no Recife, número que já supera a casa dos 2.500 por ano", explica Marcos Araújo, gerente de Fiscalização Eletrônica da CTTU. Ainda segundo o gestor, experiências anteriores demonstram a eficácia do sistema. "Nós já utilizamos dispositivos parecidos em várias áreas da cidade e conseguimos reduzir significativamente os acidentes nesses locais. A principal diferença entre eles e o que estamos implantando agora é que os antigos apenas registravam avanços de sinal e paradas em cima da faixa de pedestres. Com a nova tecnologia também puniremos os motoristas que trafegam em velocidade acima da permitida", afirmou.

A campanha educativa da CTTU, que terá 25 arte-educadores informando aos pedestres e motoristas sobre as mudanças nesses cruzamentos, seguirá até o dia 9. Neste período, os condutores flagrados infringindo leis de trânsito não serão multados. Após esta data, as multas passarão a valer conforme as leis de trânsito em vigor. Para o vigilante José Maria Gomes, 63 anos, que atravessa diariamente a Avenida Herculano Bandeira para ir ao trabalho, o serviço é extremamente importante. "Os motoristas precisam ser constantemente fiscalizados para que possamos passar de um lado a outro da via em segurança, principalmente em um ponto como esse, tão movimentado."

As vias que receberam os aparelhos têm o limite de velocidade de 60 km/h e foram selecionadas após um cuidadoso estudo técnico que verificou que tinham um grande potencial para colisões com vítimas. Até o primeiro semestre do ano que vem a CTTU deve implantar os dispositivos em 34 novos pontos. Os equipamentos que fiscalizam excesso de velocidade funcionam das 6h às 22h e os que inspecionam parada sobre faixa de pedestres e avanço de semáforo, das 6h às 20h.

Fonte: Jornal do Commercio

Notícias