Marca SINDIFISCO Sindicato dos Auditores Fiscais e Julgadores Tributários de Pernambuco

Notícias

Preço do peixe teve alta de 15%

15 de abril de 2014

Os consumidores que seguem a tradição da Páscoa e servem pescados nas refeições da Semana Santa terão que desembolsar mais este ano. Segundo a Associação Pernambucana de Supermercados (Apes), o preço destes alimentos tiveram uma elevação de aproximadamente 15% em relação ao mesmo período do ano passado. A Associação argumenta que o aumento do dólar e a falta dos produtos deixaram os preços mais salgados.

Os itens mais procurados são filés de polaca (merluza), salmão, surubim, tilápia, corvina inteira, cavalinha, sardinha, bacalhau inteiro e desfiado, além de camarões de tamanho médio.

No âmbito nacional, pesquisa do Instituto Brasileiro de Economia (FGV/Ibre) mostrou que pescados frescos subiram 12,71% nos últimos 12 meses, o que representa o dobro da inflação do período (6,09%).

A orientação do coordenador-geral do Procon-PE, José Rangel, é comparar preços e ficar atento à qualidade, na hora de escolher os pescados.

"Verifique o aspecto e o odor do peixe. Se ele está descamando e se desmanchando, não leve. Os peixes frescos também têm os olhos brilhantes", alerta.

Outra dica é comprar em fornecedores que o consumidor já conhece. Se o produto estiver barato demais, desconfie.

Ainda de acordo com o levantamento nacional do Instituto Brasileiro de Economia, outros itens que podem ser usados nas refeições da Páscoa também estão mais caros, como atum (15,83%), couve (13,80%), ovos (7,89%), azeite (7,67%) e azeitona em conserva (7,50%).

Entretanto, na média, a elevação da cesta de Páscoa nos últimos 12 meses foi de 2,84%, abaixo da inflação acumulada no mesmo período. Em 2013, o consumidor pagou em média 48% mais caro pelos produtos na comparação com o ano anterior. O Instituto avalia que efeitos climáticos e redução da área plantada fizeram com que os alimentos frescos tivessem uma elevação muito maior entre 2012 e 2013 do que agora.

Fonte: Jornal do Commercio

Notícias