Marca SINDIFISCO Sindicato dos Auditores Fiscais e Julgadores Tributários de Pernambuco

Notícias

Troca de placas acelera Faixa Azul

16 de janeiro de 2014

Mais duas importantes vias do Recife estão recebendo as obras da Operação Verão – troca de placas de concreto danificadas, a exemplo da que foi executada na Avenida Mascarenhas de Morais. Desta vez, as contempladas são a Avenida Recife, na Zona Sul, e a Avenida Abdias de Carvalho, na Zona Oeste. Elas foram escolhidas prioritariamente para a implantação de corredor exclusivo de BRS (Bus Rapid Service), a chamada Faixa Azul. O trabalho começou a ser realizado nas duas no fim de semana e a previsão é que sejam concluídas em fevereiro. Ainda este mês, a ação chegará à Avenida Norte.

Serão trocadas 200 placas de concreto, em cada via, até o próximo dia 15. Na Avenida Recife, o trabalho está sendo feito a partir do Viaduto Tancredo Neves, sentido Cidade Universitária. Na Abdias de carvalho, em toda a extensão. "Todas as placas em estado crítico vão ser substituídas. A previsão é que a Operação Verão seja concluída em abril, quando começa a chover com mais frequência na cidade", explicou a diretora de Manutenção Urbana da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), Fernandha Batista.

Trechos das vias serão interditados até por mais de cinco dias para viabilizar a execução correta do trabalho. "Nós primeiro quebramos a placa antiga. Retiramos, colocamos a nova e temos que esperar um período de cinco dias para secar. Interromper esse processo diminui o tempo de durabilidade do material, que vai se danificar mais rápido", continuou Fernandha Batista.

"Só o recapeamento dá para realizar à noite. Às vezes, alguns motoristas passam durante o dia e reclamam que não tem ninguém trabalhando naquela área, mas estamos justamente esperando secar." Toda a Operação Verão custará R$ 4,6 milhões.

Os motoristas apoiam as obras. "É um problema hoje que nos beneficiará no futuro. Pegamos um pouco de trânsito, mas é só olhar a longo prazo. Vale a pena", afirmou a auxiliar administrativa, Flávia Campêlo Soares, 33 anos.

MULTA

Hoje começa a ser aplicada multa nos motoristas que insistirem em trafegar na Faixa Azul, exclusiva para ônibus, da Avenida Mascarenhas de Morais. O valor será de R$ 53,20, mas três pontos na carteira.

A meta da prefeitura é implantar 60 quilômetros de corredores de BRS em 12 vias até agosto. A primeira rua a receber o espaço exclusivo para ônibus foi a Rua Cosme Viana, no bairro de Afogados. Depois, a Mascarenhas de Morais, com 16 quilômetros nos dois sentidos.

As próximas serão a Avenida Recife, somando 10 quilômetros nos dois sentidos da via, Domingos Ferreira e Herculano Bandeira, com cerca de 5 quilômetros, e Conselheiro Aguiar e Antônio de Góes, com 5 quilômetros nas duas vias. Todas são na Zona Sul.

Na Zona Oeste, serão implantados 7,5 quilômetros na Abdias de Carvalho. Na Zona Norte, 8,5 quilômetros contemplarão os ônibus que passam pela Avenida Beberibe, na Estrada Velha de Água Fria, serão mais 2 quilômetros, na Cônego Barata, 8,5 quilômetros. A Cosme Viana já possui 1,6 quilômetros de faixa exclusiva para ônibus. O sentido contrário, feito na Estrada dos Remédios, receberá 1,7 quilômetros de faixa.

Fonte: Jornal do Commercio

Notícias