Marca SINDIFISCO Sindicato dos Auditores Fiscais e Julgadores Tributários de Pernambuco

Notícias

Hidrovia recifense deve ganhar nova rota

16 de outubro de 2013
O projeto de transporte hidroviário pode chegar à Zona Sul do Recife. A proposta foi encaminhada pelo governo do estado ao Ministério das Cidades. Se aprovado, o que pode ocorrer até o próximo mês, será criada a terceira rota do corredor fluvial da cidade. Duas rotas estão com os serviços em andamento no Rio Capibaribe: a Oeste, com percurso entre a BR-101 e a Ponte Velha, no Recife, e a Norte, entre a Rua do Sol e as imediações do Shopping Tacaruna, em Olinda. A rota Sul será estruturada na Bacia do Pina e no curso do Rio Tejipió, chegando até a Imbiribeira.
 
A rota Sul integrava o projeto original de navegabilidade para a Região Metropolitana do Recife (RMR), mas não teve a aprovação do PAC Mobilidade do governo federal. A possibilidade de retomá-lo veio em junho deste ano, quando a presidente Dilma Rousseff anunciou, no auge dos protestos de ruas, que a União liberaria R$ 50 bilhões para obras de mobilidade urbana. “Seriam levados em consideração aspectos como projetos já elaborados ou em execução”, completou Danilo Cabral, secretário estadual das Cidades. A rota Sul, prevista para ter quatro estações, se encaixava nesse perfil. 
 
O anúncio foi feito ontem por Danilo Cabral na audiência pública que apresentou e discutiu o modelo de gestão do sistema de transporte hidroviário. Na reunião, realizada na própria Secretaria das Ciudades, o governo anunciou que o modelo prevê a concessão do sistema por 20 anos e uma tarifa, a princípio, de R$ 2,15. Esse valor equivale ao Anel A do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (RMR). O edital para licitar a administradora da hidrovia será lançado até dezembro, devendo o estado e a vencedora assinarem o contrato de prestação de serviços em março de 2014.
 
Para operar a hidrovia, a empresa terá que dispor de 13 embarcações. Onze veículos vão atender ao corredor Oeste, cujo tempo de viagem será de 48 minutos. Dois barcos serão reservados para o corredor Norte, que terá viagens com duração de 15 minutos. Nessa rota, uma das estações, a localizada na Rua do Sol, prevista para ficar em frente à sede da Procuradoria Geral do Estado, mudará de nome e lugar. Será agora Estação Trianon, uma referência ao nome do antigo cinema localizado na Avenida Guararapes. As sete estações das duas rotas, ao contrário do projeto original, serão menores e terão apenas dois pontos de embarque e desembarque, quando se previa três. 

Fonte: Diario de Pernambuco

Notícias