O Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) começa a entregar, a partir de segunda-feira, o registro provisório dos 43 profissionais que atuarão no Estado no Programa Mais Médicos. O impasse entre Ministério da Saúde e entidades médicas sobre o assunto chegou ao fim ontem depois que o Conselho Federal de Medicina orientou os órgãos estaduais a liberarem o documento. Em contrapartida, o ministério deve informar, em um prazo de 15 dias, contados da data de entrega de cada registro, o endereço de trabalho e os nomes dos tutores dos participantes do programa. Até ontem, em todo o País, apenas 80 dos 682 registros provisórios foram concedidos pelos Conselhos Regionais de Medicina, o que significa que o programa pode atrasar de novo.
A condição para ter a permissão profissional é haver apresentado aos conselhos documentação completa e sem inconsistências. No Estado, o Cremepe garante entregar o registro, depois de amanhã, para os 11 primeiros doutores que solicitaram. Eles atuarão nas cidades de Passira, Bom Conselho, Ibimirim, Machados, Afogados da Ingazeira, Condado, Frei Miguelinho, Quixaba e Lagoa do Ouro. Os outros 32 serão repassados até o final da semana.
Como o documento é nominal e necessita da assinatura do titular, os médicos terão que comparecer pessoalmente à sede do Cremepe, no bairro do Espinheiro, Zona Norte do Recife, para retirá-los. Nessa primeira etapa do programa, Pernambuco terá 34 cubanos e os demais de outras nacionalidades, inclusive brasileiros. Recife receberá, nessa fase do Mais Médicos, cinco profissionais, sendo três estrangeiros (italiano, mexicano e uruguaio, que já moram na cidade) e dois brasileiros com diploma no exterior (um pernambucano e um alagoano).
Segundo o Ministério da Saúde, todos os intercambistas só deverão começar a trabalhar quando estiverem com o registro emitido pelos conselhos regionais de medicina. Ontem os selecionados de Pernambuco assistiram à última aula do curso que durou uma semana, realizado em um hotel em Boa Viagem, Zona Sul da capital, pela Secretaria Estadual de Saúde.
Os três médicos cubanos selecionados para Passira, no Agreste, chegaram ontem à tarde no município. Conforme a secretária municipal de Saúde, Fátima Lopes, eles inicialmente serão apresentados à estrutura de saúde da cidade e às comunidades que atuarão. Dois vão para postos da zona rural e um para unidade na área urbana.
Em Goiana, Zona da Mata, o secretário de Saúde, Manassés Bernardo, informou que os dois médicos designados para a cidade se apresentarão hoje. Como em Passira, eles vão primeiro conhecer a infraestrutura do município. O posto da zona rural que um deles vai atuar, Carrapicho, está em reforma e deve ser inaugurado no fim de outubro. A outra unidade fica na área urbana.
Fonte: Jornal do Commercio