Marca SINDIFISCO Sindicato dos Auditores Fiscais e Julgadores Tributários de Pernambuco

Notícias

Carros cada vez mais encurralados

22 de maio de 2013
Cada vez mais encurralados em nome da mobilidade urbana, os carros poderão sofrer um golpe na ocupação prioritária do sistema viário do Recife. Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Vereadores prevê a regulamentação dos locais permitidos para estacionamento nas vias classificadas como artérias secundárias (responsáveis por ligar as ruas locais às principais) e coletoras (destinadas a coletar e distribuir o tráfego no entorno das avenidas principais) de acordo com a Lei de Uso e Ocupação do Solo. Também proíbe o estacionamento nas principais avenidas nos mesmos dias e horários, de segunda a sexta, das 6h às 20h. Aprovado em primeira votação, o projeto foi alvo de audiência pública ontem e deverá passar pela última avaliação até o fim de junho.
 
A frota de veículos atual da cidade é de 614.753 veículos, três vezes mais do que há cerca de 20 anos. Desse total, mais de 380 mil são de automóveis. Pelo projeto, caso as vias sejam mão dupla, o estacionamento ficará proibido. Se o sentido for único, será permitido a parada em apenas um dos lados. “Nossas ruas está sendo usadas como estacionamento”, afirmou o autor do projeto de Lei, o vereador Carlos Gueiros (PTB).  Se o projeto for aprovado pela Câmara, o motorista que infringir as regras poderá ser multado em R$ 85,12, ter o carro guinchado e receber quatro pontos na CNH. 
 
Prós e contras
O empresário Maurílio de Jesus, 36 anos, vê com ressalvas a ideia. “É melhor limitar o tráfego em um dos sentidos. Não temos muita opção de onde colocar o carro”, disse. Para o doutor em mobilidade urbana Oswaldo Lima Neto, o problema vai além. “A quantidade de carros despejados nas ruas é um problema. Não há edifícios-garagem e muitos residenciais não oferecem vagas suficientes. Os moradores acabam usando as vias do entorno para deixar os veículos, impedindo o fluxo contínuo”. 
 
Entretanto, ele afirma que o órgão gestor do trânsito no Recife, a CTTU, já tem competência para proibir ou limitar estacionamentos. “É preciso fiscalizar e regulamenta”, destacou.
 
Estudo de fluxo
Durante a audiência, a CTTU pediu para que fosse previsto na lei um estudo de fluxo nas ruas e avenidas impactadas para permitir modificar o horário da proibição de acordo com as horas de maior e menor movimento. “Já temos o poder de estabelecer onde é permitido estacionar ou não. E fazemos isso com base em contagem volumétrica e no uso e ocupação do solo. Em vias principais, essa já é uma tendência natural. O projeto de lei, nesse caso, serviria como um norte, uma orientação para as ações”, detalhou a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, que garantiu haver fiscalização.
 
Fluxo de veículos diário nas principais avenidas do Recife
 
1 – Agamenon Magalhães
Sentido Olinda: 43 mil
Sentido Boa Viagem:46 mil
89 mil nos dois sentidos
70.400 no período de férias
 
2 – Avenida Boa Viagem (3º Jardim)
33 mil
26.800 no período de férias
 
3 – Avenida Boa Viagem (Em frente ao Boi e Brasa)
34.500
29 mil no período de férias
 
4 – Engenheiro Abdias de Carvalho (2 sentidos)
58.500
52.500 no período de férias
 
5 – Avenida Caxangá (2 sentidos)
54 mil veículos
43.500 no período de férias
 
6 – Avenida Mascarenhas de Morais (2 sentidos)
59 mil
51.400 no período de férias
 
7 – Avenida Cruz Cabugá
22 mil
18 mil no período de férias
 
8 – Avenida Rosa e Silva
33 mil
24.300 no período de férias
 
9 – Avenida Conde da Boa Vista
11.500
10.100 no período de férias
 
Saiba mais
O que prevê o projeto de lei 14/2012
O estacionamento nas vias classificadas como artérias principais ficará proibido em dias úteis, das 6h às 20h
Nas vias classificadas como arteriais secundárias e coletoras:
O estacionamento deverá ser permitido apenas de um lado quando a via for mão única (das 6h às 20h, em dias úteis)
O estacionamento não será permitido quando a via for mão dupla (das 6h às 20h, em dias úteis)
Arterias principais segundo a Lei de Uso e Ocupação do Solo
 
14 zonas viárias do Recife são lassificadas como artérias rincipais:
Entre elas:
Av. Boa Viagem/Av. Antônio de Góis Av. Visconde de Jequitinhonha
Av. Domingos Ferreira
Av. Mal. Mascarenhas de Morais
Av. José Rufino
BR 232
Avenida Abdias de Carvalho
Av. Caxangá
I Perimetral (Av. Agamenon Magalhães)
II Perimetral
III Perimetral
IV Perimetral (BR 101 Contorno do Recife)
Avenida Norte Miguel Arraes de Alencar
45 zonas viárias são consideradas artérias secundárias
Entre elas:
Estrada de Belém
Avenida Beberibe
Avenida Sul
Avenida Engenheiro José Estelita
Avenida Rui Barbosa
Avenida Rosa e Silva
Estrada do Arraial
Avenida 17 de Agosto
Rua da Aurora
Rua Barão de Souza Leão
Praça Chora Menino
Avenida Jean Emile Favre
47 zonas viárias são consideradas artérias coletoras
Entre elas:
Avenida Afonso Olindense
Rua Bruno Veloso
Avenida Cosnelheiro Aguiar
Rua Conselheiro Portela
Rua Dom Manoel da Costa
Rua do Espinheiro
Rua do Futuro
Rua da Hora
Avenida Liberdade
Rua Odorico Mendes
Rua Visconde Suassuna

Fonte: CTTU, Lei de Uso e Ocupação do Solo e Câmara de Vereadores do Recife 

Fonte: Diario de Pernambuco

Notícias