Marca SINDIFISCO Sindicato dos Auditores Fiscais e Julgadores Tributários de Pernambuco

Notícias

Nos bastidores da alfândega

27 de janeiro de 2013
Nada menos que 11 mil passageiros desembarcam semanalmente em voos vindos do exterior no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife. Com eles, bagagens e compras, muitas vezes acima do limite de US$ 500 permitido pela Receita Federal. Seja com as bagagens acompanhadas, desacompanhadas ou com as importações que chegam no aeroporto – e nos portos – todos os dias, o trabalho na alfândega é minucioso para evitar a entrada de itens ilegais e também a sonegação de impostos.
 
Em busca de esclarecer a população sobre o dia a dia da entidade e sensibilizar sobre a importância de uma atividade pouco conhecida, mas que demanda um serviço de inteligência e investimento em tecnologia, a Receita Federal tem aberto as portas para os cidadãos, numa atividade batizada de “Conheça a nossa alfândega”, que acontece pela segunda vez no estado nesta segunda-feira.
 
Se no aeroporto o trabalho se divide entre os passageiros e o setor de cargas, no Porto de Suape, o volume e a variedade de produtos fazem da tecnologia uma aliada importante. “A Receita está atenta a todas as cargas que passam por aqui. Isso inclui um trabalho de análise de documentos, vistoria de contêineres e monitoramento. As maiores apreensões têm sido de produtos de vestuário, sapatos e acessórios – muitas vezes fruto de pirataria”, explica o inspetor da alfândega no Porto de Suape, Carlos Eduardo Oliveira.

Fonte: Diario de Pernambuco

Notícias