Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias

Fazenda vai agilizar movimentação

11 de outubro de 2011


Por
meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz), o Agreste e o Sertão do
Estado podem receber o serviço da Central Operacional de Cargas, que
já beneficia transportadores que trazem produtos para o Recife. De
acordo com o Governo do Estado, esse sistema coloca o produto em
circulação mais rapidamente, uma vez que a Sistemática de Lacre de
Cargas faz com que os postos fiscais reduzam o atendimento ao
contribuinte. Dessa forma, espera-se queda no número de
congestionamentos causados pelos veículos das transportadoras.

A
Central funciona integrada com os postos fiscais e atende grandes
empresas credenciadas, que possuem como destino o Recife. “Ao
chegar em um posto de fronteira, não há a análise da documentação.
O fiscal lacra os documentos e permite que o caminhoneiro siga a
viagem. Ao chegar na transportadora, um funcionário da empresa vai
até à Central, entregar os documentos, e de lá mesmo a Sefaz
encaminha um e-mail dizendo se os produtos estão liberados ou se
existe alguma pendência. Enquanto o transportador costumava passar
12 horas em um posto, agora passam 2 horas”, disse diretor geral de
Fiscalização Especial e Controle de Mercadorias, Anderson
Alencar.

De acordo com a Sefaz, mais de 135 mil notas fiscais
foram registradas pela Central de Cargas apenas em agosto. No mesmo
período do ano passado, apenas 104.819 foram emitidos. Esse
funcionamento é mais rápido para o contribuinte. Em relação aos
postos do Interior, Alencar disse que já no início do próximo ano
eles devem começar a funcionar. “Já existem propostas. O Sertão
está fazendo o piloto e o Agreste já tem um local certo.
Provavelmente, os dois devem ser inaugurados ao mesmo tempo, no
início de 2012”.

Fonte: Folha de Pernambuco

Notícias