Marca SINDIFISCO Sindicato dos Auditores Fiscais e Julgadores Tributários de Pernambuco

Notícias

Requião acusa BA e PE de promover guerra fiscal

11 de junho de 2008

CURITIBA (AE) – O governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB), determinou, ontem, que a Procuradoria Geral do Estado analise a possibilidade de questionar judicialmente as ofertas que teriam sido feitas pelos governos da Bahia e de Pernambuco para atrair a fabricante de pneus Yokohama. “Nós vamos a juízo discutir essa guerra fiscal”. O Paraná tem interesse na empresa japonesa, que deve investir cerca de US$ 65 milhões e gerar 500 empregos diretos.

“Estão oferecendo vantagens que, reduzido a números, significa que estão dando aos japoneses da Yokohama, nesses 100 anos da imigração japonesa, uma fábrica de presente”.

O diretor de negócios da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Ad-Diper), Aimar Soriano, disse que Pernambuco oferece à Yokohama os incentivos previstos pelo Programa de Desenvolvimento do Estado (Prodepe) para o setor automobilístico: crédito presumido de 95% sobre o saldo devedor do ICMS normal. Apesar de várias visitas feitas por representantes japoneses, nenhum protocolo de intenções foi assinado na última delas (dia 6).

Segundo Soriano, caso opte por Pernambuco, a Yokohama deverá adquirir um terreno em Suape. Caberá ao porto levar água, energia elétrica e telefone até à fábrica, além da infra-estrutura. Na Bahia, o secretário da Fazenda, Carlos Martins, não comentou a negociação específica com a Yokohama, mas acentuou que o Programa de Desenvolvimento Industrial está na internet e é conhecido de empresários e administradores públicos.

Fonte: Folha de Pernambuco

Notícias