Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Vendas devem bater recorde

10 de fevereiro de 2006

RIO DE JANEIRO – Os setores de refrigerantes e bebidas estão projetando movimento recorde para este ano, com vendas somadas de 22,4 bilhões de litros. O volume deverá crescer 5% sobre o ano passado, motivado por fatores como recuperação de renda e até a Copa do Mundo. O movimento representa uma retomada de expansão, depois de os setores terem praticamente “andado de lado” desde o fim da década passada.

“Se as condições atuais se mantiverem, 2006 tende a ser melhor que 2005”, disse Mesquita, que chegou a comentar que os vendedores estão “sorrindo de orelha a orelha”, por causa do forte movimento de janeiro.

Ele conta que o primeiro mês do ano foi muito bom e que alguns fatores devem influenciar favoravelmente o desempenho do ano, como a renda do trabalho, o câmbio comportado e os juros em queda. Além disso, ele explica que a Copa do Mundo vai estimular o consumo em meses tradicionalmente mais fracos no consumo do produto, como junho e julho.

Dados do Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) mostram que as vendas do setor oscilaram entre 7,8 bilhões de litros e 8,4 bilhões de litros entre 1995 e 2004. O diretor-superintendente do Sindicerv, Marcos Mesquita, estima que as vendas avançaram 5,5% ano passado, para 8,9 bilhões de litros, e que este ano a expansão será de pelo menos 5%, para 9,4 bilhões de litros.

A estimativa de crescimento para 2006 é considerada “conservadora”. “Os movimentos de demanda são teoricamente mais (fortes) do que em 2005”, comentou. Na prática, ele indica que 2004 foi uma espécie de ano da retomada para o setor, depois de um período de relativa estagnação.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco