Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Varejo reclama de tributos, mas aposta em crescimento

26 de setembro de 2006

O comércio de Pernambuco ainda tem muito o que crescer. As expectativas são boas devido aos novos investimentos feitos no Estado, no tocante às grandes obras no Porto de Suape, mas a carga tributária e a guerra fiscal entre os estados brasileiros podem representar um grande freio a esse crescimento.

 

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL-Recife), Silvio Vasconcelos, as grandes operações, como a Refinaria Abreu e Lima e o Estaleiro Atlântico Sul, deverão gerar uma imensa demanda por produtos e serviços, fazendo crescer o comércio varejista. No entanto, as dificuldades do setor são muitas, com destaque para o alto índice de inadimplência, em função dos empréstimos consignados. “Essa onda de créditos e financiamentos trouxe grandes transtornos ao comércio de varejo. Isso merece uma maior atenção por parte dos governantes”, afirmou Vasconcelos.

 

Para o presidente da Associação Pernambucana de Atacadistas e Distribuidores (Aspa), Sebastião Rodrigues, o segmento de atacado de todo o País é afetado pela diferenciada legislação de cada estado, com cobranças desiguais de impostos. “O comerciante de João Pessoa, por exemplo, vende sua mercadoria em Pernambuco com preços menores que os nossos. Isso é possível porque o incentivo fiscal dos paraibanos é mais atrativo que o nosso, tornando o produto pernambucano menos competitivo”, explicou Rodrigues.

 

Ele reclamou, ainda, da alta carga tributária do País. “Esperamos que o próximo governo, seja este qual for, modifique o sistema tributário e promova uma concorrência mais leal”.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco