Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

União vai contratar 19 mil novos servidores

3 de fevereiro de 2006

            Quem sonha em trabalhar na administração pública pode se preparar para a nova “enxurrada” de oportunidades. O governo federal já autorizou a realização de concursos para o preenchimento de 19.298 vagas este ano. A realização dos concursos deve se concentrar até junho, porque a lei eleitoral proíbe nomear ou contratar durante os três meses que antecedem a eleição, até a posse dos eleitos. O pleito acontece em outubro.

             A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) também proíbe a elevação de despesas com pessoal nos seis últimos meses do atual mandato. Segundo o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, o concurso precisa ser homologado antes do prazo estipulado, mesmo que tenha sido realizado antes. Caso contrário, os candidatos só poderão ser empossados após o dia 2 de janeiro de 2007.

            Os cursos preparatórios para os concursos já sentem uma maior procura de pessoas interessadas em realizar as provas. “A procura está muito maior”, comenta Antônio Pompeu Pijano, dono do Pró-Concurso. Pompeu explica que os trabalhadores que desejam passar num concurso devem começar a se preparar desde cedo. “As pessoas não devem esperar pelo edital. É importante começar a se preparar com antecedência, com um ano a um ano e meio antes”, ressalta.

          Pompeu também considera significativo o número de vagas autorizadas para este ano. “Este foi um ano em que saiu muito concurso. Aguardamos a publicação de vários editais em fevereiro, março e abril”, acrescenta André Erhardt, sócio do Espaço Jurídico.

Erhardt acredita que a oferta de vagas está grande por causa da política do governo federal de substituir trabalhadores terceirizados por concursados. O Ministério Público do Trabalho também tem atuado no sentido de exigir essa substituição. Mesmo com as eleições, este ano é o terceiro em número de ofertas de postos na administração pública federal desde 2002 – também ano eleitoral.

             ÁREAS – O governo autorizou concurso em áreas diversas. Cabe agora a cada órgão tomar as providências para realizá-los. A área com maior número de vagas autorizadas é a Educação, com 4.736 postos. Em seguida, está saúde, com 4.611 vagas para o Ministério da Saúde. O Ministério da Previdência Social pode abrir concurso para preencher 2.500 postos. Em seguida, está o Ministério da Justiça (2.469). “Também já estão em andamento os concursos para procurador federal, procurador da fazenda nacional e cargos na área fiscal”, lembra Erhardt.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco