Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Três concursos em um dia só

28 de julho de 2014

O que os concursos da Câmara Municipal do Recife, da Secretaria da Fazenda de Pernambuco (Sefaz-PE) e da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) têm duplamente em comum? Todos foram anunciados este mês e terão suas provas aplicadas no dia 28 de setembro.

Isso significa que os interessados em disputar uma das oportunidades oferecidas têm apenas dois meses de estudos para chegar preparados no dia do exame – e esse tempo de preparo para uma prova de concurso não é o mesmo para todos.

"De fato, dois meses é muito pouco. Mas há uma diferença diferença entre quem já se prepara há muito tempo e quem começou a estudar após o lançamento do edital", afirma Mozart Borba, couch (responsável por organizar os estudos dos candidatos) e sócio da ATF Cursos Jurídicos, curso preparatório no Recife.

Os 15 anos de experiência em sala de aula garantem ao professor autoridade para afirmar que esses dois perfis de candidatos devem tomar atitudes diferentes. "Para quem já se prepara há mais tempo, esses dois meses são perfeitos para os ajustes finais, como revisão de questões e um estudo específico, como observar os turnos livres e organizar uma programação de revisão levando em consideração o peso de cada disciplina."

Ele alerta: "Não é prudente focar apenas nas matérias em que há maior deficiência. Se o candidato for muito bom em português e ruim em informática, por exemplo, não é valido dar um gás apenas em informática, porque ele pode relaxar na preparação e o rendimento em português cair."

Quanto a quem decidiu estudar em cima da hora, o especialista diz que as alternativas são poucas.

"Entrar num curso para resolver questões, pegar um ?bizu?… Partir do zero é complicado", resume.

CANDIDATOS

A consideração do professor é levada a sério pela enfermeira Suzana Barbosa, 39, que almeja o cargo de auditor fiscal do Tesouro estadual, do concurso da Sefaz-PE (confira quadro ao lado). Ela traz na bagagem a experiência de três anos de preparação para concurso e afirma com convicção que não adianta estudar às pressas. "Quando o edital sai, você já tem que estar com as matérias que são básicas afiadas, só resolvendo questões, como português, raciocínio lógico, matemática financeira e direito constitucional e administrativo", avalia.

Para Suzana, que se prepara no Espaço Jurídico Cursos, no Recife, o tempo de estudo que resta até a prova é pouco. "Dois meses é insuficiente para a quantidade de matérias que cai. Ninguém aprende da noite para o dia", afirma.

A corrida contra o tempo levou o administrador Luiz Libonati, 23 anos, a arriscar uma vaga para a função de técnico em regulação de serviços de transportes aquaviários da Antaq, que oferece duas vagas para o Recife com remuneração de R$ 5.674,25. Aluno do Núcleo de Concursos Especial (Nuce), no Recife, ele se dedica mesmo ao concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). "Estou estudando há seis meses para o do INSS, que ainda vai ser lançado, mas vi o da Antaq e resolvi fazer. Tenho um conhecimento prévio e estou tendo aulas de algumas disciplinas que vão ser exigidas na prova, além de já ter feito exercícios de seleções anteriores", conta.

Quanto a coincidência das datas, Libonati diz que tinha vontade de "arriscar" o concurso da Sefaz-PE. "Seria por experiência mesmo, porque é um cargo (auditor fiscal do tesouro estadual) que exige uma carga de estudos e de matérias muito maior e uma experiência de dois ou três anos de preparação. Mas não vai dá para fazer, porque será no mesmo dia", resigna-se.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco