Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Trabalhadores fizeram 193 greves até junho

24 de novembro de 2006

 

SÃO PAULO (AE) – Os trabalhadores brasileiros realizaram 193 greves no primeiro semestre de 2006, que totalizaram uma interrupção das atividades produtivas superior a 15 mil horas, de acordo com estudo divulgado, ontem, pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). A maior parte destas paralisações, 113 ou 59% do total, foi realizada na esfera pública, pelo funcionalismo estadual, municipal e federal e nas empresas estatais, enquanto 79 greves (41%) foram promovidas no setor privado e apenas uma (0,5%) em ambas as esferas. No balanço que levou em conta as horas paradas, o setor público foi responsável por uma proporção ainda maior: 87%. Na esfera privada, as horas não trabalhadas representaram 13% do total.

Nas mobilizações ocorridas na esfera pública, quase um quarto do total (24%) foi protagonizado por servidores públicos estaduais.

Os trabalhadores municipais responderam por 17% dos movimentos e os funcionários do governo federal, por 12%. Outros 5% dos casos corresponderam a trabalhadores de empresas estatais.

Entre as greves do setor privado, o estudo verificou que 35 (6%) foram realizadas pelos trabalhadores da indústria e 43 (6,3%) pelo setor de serviços. O setor rural teve uma paralisação e não foi constatada no levantamento greve no Comércio.

De acordo com o Dieese, as greves do primeiro semestre deste ano alcançaram o mesmo número do primeiro semestre de 2005 e mantiveram uma tendência já verificada desde 2004: a maioria dos movimentos (72%) teve “caráter propositivo”, pois os trabalhadores lutavam por avanços nas condições de trabalho e/ou remuneração.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco