Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Suspenso consignado para servidor federal

19 de agosto de 2015

SÃO PAULO – Os bancos que atuam com crédito consignado para servidores públicos federais, ativos ou inativos, suspenderam a concessão de novos empréstimos dessa modalidade. A decisão ocorre após a Associação Brasileira dos Bancos (ABBC) comunicar a rescisão de contrato com a Consist Software.A empresa gerencia o sistema de empréstimos consignados e foi citada nas investigações da Lava Jato.

Estão suspensas novas operações, refinanciamentos e portabilidade (transferência do crédito para outro banco). Nada muda para contratos vigentes. Segundo o Ministério do Planejamento, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal continuam oferecendo o crédito consignado.

Em nota, a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) afirmou que as instituições financeiras estão dando suporte técnico para a migração dos dados para outra plataforma de gerenciamento, mas não informou quando as operações voltarão ao normal. “Os novos empréstimos estão suspensos para o funcionalismo público federal, pois os bancos estão revendo sua participação no convênio firmado entre a Associação Brasileira de Bancos (ABBC) e as autoridades públicas”, comunicou a Febraban.

DESVIO

Segundo investigação do Ministério Público Federal e da Polícia Federal, houve desvio de recursos nos contratos firmados entre o Ministério do Planejamento e a Consist.

O Ministério nega que tenha firmado qualquer acordo com a empresa e argumenta que o acordo de cooperação técnica para facilitar a concessão de empréstimos foi estabelecido, em 2009, com a ABBC e o Sindicato Nacional das Entidades Abertas de Previdência Complementar (Sinapp). Esse acordo foi suspenso dia 13 de agosto por parte do Planejamento, que acrescentou que o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) irá assumir a gestão desse sistema. 

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco