Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

SJCC premia contribuintes

Os 50 maiores contribuintes do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do Estado (ICMS) receberam ontem o prêmio Contribuintes do Desenvolvimento – ICMS, uma homenagem prestada pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria da Fazenda e do Detran. O ICMS consiste no principal tributo estadual. Em 2005, o governo arrecadou mais de R$ 4,3 bilhões com o imposto.

A cerimônia de entrega do prêmio, realizada no auditório do SJCC, contou com a participação do presidente do SJCC, João Carlos Paes Mendonça, do governador do Estado, José Mendonça Filho, da secretária da Fazenda de Pernambuco, Maria José Briano, e do secretário de Finanças do Recife, Elísio Soares, além do superintendente do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, Rodolfo Tourinho.

Na ocasião, João Carlos Paes Mendonça fez um breve relato histórico sobre o prêmio, criado em 1993. “Para nós, é muito importante premiar essas empresas que geram desenvolvimento para o Estado”. O presidente do SJCC destacou a entrada de dez novas empresas entre os maiores contribuintes de 2005.

Para o governador José Mendonça Filho, o Estado goza hoje de uma situação de equilíbrio fiscal graças à receita de arrecadação de ICMS. “Quem gera riqueza não é o Estado. Quem gera riqueza é a iniciativa privada”. O aumento da arrecadação, na avaliação de Mendonça Filho, colabora ainda de duas formas principais para o Estado: financia investimentos em áreas sociais (saúde, educação e segurança pública) e em infra-estrutura, facilitando a atração de empreendimentos privados. “É um círculo virtuoso que deve ser sempre exaltado.”

Além dos certificados distribuídos para os grandes contribuintes, o primeiro lugar em cada setor (comércio, serviços e indústria) recebeu um troféu. Na indústria, o destaque foi a Companhia de Bebidas das Américas, a AmBev. A liderança no setor de serviço é da operadora telefônica Telemar e, na categoria comércio, o primeiro lugar ficou com a Celpe, empresa que também liderou o ranking geral.

O presidente da Celpe, José Humberto Castro, lembra que esta não foi a primeira vez que a empresa liderou o ranking. “Nosso objetivo é fornecer energia e o aumento da arrecadação está atrelado ao crescimento do mercado. Nossa arrecadação subiu 15% em 2005.”

Mais Notícias da Fenafisco