Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Sindafisco/RO cobra reajuste prometido para janeiro

8 de fevereiro de 2006

O reajuste salarial dos servidores públicos rodonienses, prometido pelo governador Ivo Cassol durante praticamente todo o segundo semestre de 2005, que seria repassado à folha em janeiro, não será efetivado antes do mês de março. A afirmação foi feita na última sexta-feira (3) à equipe do CS (O Estadão – Caderno do Servidor) pelo secretário de Finanças, José Genaro, que mais uma vez não quis adiantar o percentual a ser implementado aos proventos dos servidores. Diante desta afirmativa, os sindicalistas querem uma reunião imediata com o governador Ivo Cassol para cobrar uma posição oficial do chefe do Executivo.

Segundo Genaro explicou à imprensa, os técnicos da Sefin ainda estão avaliando o comportamento da arrecadação estadual para verificar o percentual a ser implantado nos salários. Ele explica que historicamente março e abril são os meses quando a arrecadação começa a aumentar de fato, desta forma, o Estado poderá a partir de então cumprir com o reajuste.

Genaro também voltou a afirmar que faz parte do aumento salarial a extensão do auxílio-saúde, hoje de R$ 50, aos servidores que não dispõem de plano de assistência médica. A exemplo de alguns meses atrás, o que ele não soube explicar é se haverá reajuste no valor do auxílio, haja vista que as discussões entre Governo e sindicalistas ainda estão acirradas.

Abono
Mas diferentemente do que havia afirmado em novembro, Genaro revelou ao CS que o reajuste salarial dos servidores não será mais através de abono, conforme pretensão inicial. Segundo ele, a Procuradoria Geral do Estado (PGE) emitiu parecer considerando ilegal esse tipo de procedimento. A idéia do Governo era desvincular o reajuste a fim de evitar a dedução de Imposto de Renda e Previdência, o que permitiria um ganho salarial maior por parte dos servidores.

Sindicalistas vão cobrar reajuste
A partir desta semana os líderes sindicais começam a se mobilizar junto aos assessores do Palácio Getúlio Vargas para cobrar do governador Ivo Cassol o reajuste salarial, prometido para o mês de janeiro e não cumprido até o momento. Eles querem uma audiência com Cassol para discutir como se dará o aumento.

“Não tivemos reajuste em 2005 e fomos até o momento pacientes com essa situação. Por isso gostaríamos que o Governador se sensibilizasse e concedesse urgentemente o aumento num percentual justo”, afirmam eles, lembrando da proposta apresentada pelos sindicatos em julho do ano passado de reajuste de 15%.

Fonte: Site da Fenafisco/O Estadão

Mais Notícias da Fenafisco