Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Setor de software reclama de tributos

27 de fevereiro de 2007

 

A alta carga tributária sobre o setor de software no Brasil fez com que o segmento apresentasse, na última quarta, um estudo sobre os entraves econômicos que os impostos trazem para o mercado. A pesquisa “Tributação e Desenvolvimento no setor de Software Brasileiro”, realizada a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), mostrou que o segmento amarga uma carga tributária de 37,5% do Produto interno Bruto (PIB), enquanto que em outros países, considerados emergentes no setor, como o México, a carga é de apenas 19%.

Com tamanha carga, o que o setor deseja é uma política nacional de incentivos parecida com o que já acontece no Porto Digital. “A idéia é fazer como nos pólos de tecnologia. O Porto Digital é um exemplo clássico de que se as empresas tiverem condições de estrutura e tributos reduzidos serão atraídas para um local. Mas isso precisa ser uma política nacional”, detalha o diretor executivo da Abes, Anselmo Gentile.

Ainda de acordo com Gentile, o Governo Federal poderia, por exemplo, conceder para o setor de software isenção de PIS e Cofins para os aplicativos com licenças de uso de até R$ 2.500. “Isso impactaria consideravelmente no preço dos produtos, podendo trazer uma redução ainda maior nas despesas de produtos de informática”, garante Gentile, completando que, com a redução final dos custos, mais pessoas poderiam ter acesso aos PCs.

 A pesquisa está disponível no site http://www.abes.org.br/tendenciasAbesTributacao.pdf

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco