Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Servidor do INSS faz nova paralisação

12 de setembro de 2006

Os servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) das áreas de saúde e previdência em Pernambuco vão aderir à paralisação nacional nos próximos dias 20 e 21 deste mês. Com a greve ficam prejudicados os atendimentos aos segurados nas agências e postos do INSS e nos hospitais federais do Sistema Único de Saúde (SUS). O comando de greve promete atender apenas os casos de emergência médica na rede pública. No dia 23 será realizada uma plenária nacional em São Paulo, para definir os rumos do movimento.

Em Pernambuco, o INSS conta com 13 mil trabalhadores (previdência e saúde). A principal reivindicação da categoria é a reestruturação do plano de cargos e carreira. Claudemir Gomes, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência (Sindsprev-PE), explica que os previdenciários querem o cumprimento do acordo salarial de 2005 firmado com o governo federal após 76 dias de greve. O acordo prevê a carga horária de trinta horas semanais, concurso público imediato, a equiparação entre ativos einativos, além de melhores condições de trabalho.

De acordo com o diretor do Sindsprev-PE, a paralisação vai afetar o atendimento nas agências e nos postos do INSS em todo o estado. Já em relação às unidades de saúde da Previdência, Gomes destaca que será feita a triagem dos casos de urgência das pessoas que procurarem o atendimento durante os dois dias de paralisação da categoria previstos.

Os previdenciários do estado de Pernambuco haviam decidido em assembléia parar as atividades a partir do dia 15 de agosto, mas como a greve não obteve apoio nacional, resolveram aguardar o posicionamento dos demais estados, mantendo o estado de greve.

Fonte: Diário de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco