Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Região aposta no fim da guerra fiscal entre estados

12 de janeiro de 2007

 

O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, acredita que, a partir da reunião de ontem, em Natal, com os demais governadores do Nordeste e com representantes do Governo Lula, seja possível pôr um ponto final na guerra fiscal entre os estados, o que pode acontecer a médio e longo prazo. “Essa guerra é insana. Foi uma das páginas mais tristes da economia nordestina. Um verdadeiro ‘lenga-lenga’ dizendo que isso era o instrumento do desenvolvimento. Agora, parar uma guerra pode não ser de uma vez. Vamos parar a intensidade das batalhas, acho que é importante. Temos que conversar para nos unir”, declarou.

Para demonstrar como a guerra fiscal prejudica os estados nordestinos, Campos citou o exemplo de Pernambuco, que perde, em média, R$ 600 milhões por ano de ICMS em incentivos fiscais. “Isso é o dobro do que a gente tem para investir”, reclamou, acrescentando que esse é um problema enfrentado também pela Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte.

Para o socialista, a cadeia produtiva do Nordeste merece atenção especial, porque está sendo prejudicada por conta da importação de artigos que também são fabricados na Região, como confecções, o que está acarretando o desemprego e o desinteresse das indústrias do setor têxtil de investir na área. “As cadeias produtivas do Nordeste precisam ser olhadas. Nós estamos perdendo indústrias têxteis, porque ficamos importando produtos chineses quando nós podemos defender a nossa confecção. São os empregos que restam aos nordestinos. Se isso chateia a ‘A’ ou ‘B’, lamento”, comentou.

Fonte: Folha de Pernambuco

Mais Notícias da Fenafisco