Marca SINDIFISCO Sindicato do Grupo Ocupacional Administração Tributária do Estado de Pernambuco

Notícias da Fenafisco

Reforma tributária pode baixar ICMS da conta de luz no Estado

28 de novembro de 2006

 

A aprovação da reforma tributária poderá resultar numa alíquota menor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para grande parte dos consumidores pernambucanos. “No projeto, estamos reivindicando que a alíquota do ICMS vá para 18% ou se crie uma alíquota de 21%”, disse o presidente da Associação Brasileira de Distribuidoras de Energia Elétrica (Abradee), Luiz Carlos Guimarães. No Estado, a atual alíquota do ICMS é de 25% para os consumidores residenciais de classe média (que consomem acima de 120 quilowatt-hora), serviço público, abastecimento de água, comércio e indústria.

O projeto de reforma tributária que tramita na Câmara dos Deputados estabelece cinco alíquotas para o ICMS, que são de 4%, 8%, 12%, 18% e 25%. “Há uma preocupação para que o ICMS não vá para 25%. Hoje, a média nacional da alíquota do ICMS na conta de luz é de 21%”, contou Guimarães.

Ele informou também que já existe uma tendência de crescimento do preço da energia no Brasil. “A tarifa é alta e isso reflete um conjunto de coisas. Não pode se usar a água dos reservatórios e não há gás para usar nas térmicas”, comentou.

Segundo Guimarães, a energia térmica também terá um efeito na tarifa de energia elétrica, já que esta energia é mais cara do que a produzida pelas antigas hidrelétricas.

A média do preço da energia está começando a crescer e a tendência é de um aumento de 30% até 2015”, falou. Ele esclareceu que este aumento seria reflexo dos custos de geração e transmissão, sem contar a reposição da inflação na tarifa.

Fonte: Jornal do Commercio

Mais Notícias da Fenafisco